Cuidando da Gente já realizou cerca de mil atendimentos

Programa foi lançado em agosto de 2013

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Lançado em agosto do ano passado, com o objetivo de potencializar o Serviço de Abordagem Social, facilitando assim o acesso das pessoas às políticas de assistência social, disponibilizadas pelo município. O programa, desenvolvido por equipes da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), visa identificar as situações de vulnerabilidade e proporcionar serviços como o Cadastro Único, Bolsa Família, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), além de serviços nas áreas da saúde, habitação, educação e outras.

O serviço também atua no processo de saída das ruas, o que em muitos casos, especialmente nos que estão relacionados ao uso do álcool e drogas, ocorre de forma lenta e envolve toda a rede de atendimento, além da participação da família no processo de aproximação, conhecimento e encaminhamento para o atendimento mais adequado. “Um fator  importante é a identificação de indivíduos e famílias com direitos violados, além da identificação das condições em que vivem e a estratégia de sobrevivência, bem como a promoção de ações de reinserção familiar e comunitária”, frisou a coordenadora do programa, Elenir Chapuis.

O programa Cuidando da Gente ainda desenvolve ações junto aos órgãos e entidades que dão suporte em épocas de realização de eventos e demais programações do município, como por exemplo, operação  nos cemitérios no Dia de Finados, buscando combater o trabalho infantil; festas de formatura, buscando prevenir o uso de álcool por crianças e adolescentes; no carnaval; entre outros.O programa também funciona como um facilitador, informando a comunidade sobre o acesso aos atendimentos e serviços oferecidos pelas políticas de atendimento à população.

“Uma das intervenções mais complexas efetuadas pelo programa é o trabalho com as pessoas que moram na rua. Para combater isso, são realizadas verificações diárias, buscando a vinculação desses indivíduos a cadastros de programas sociais. Também fizemos um trabalho de estreitamento dos vínculos com a família, acompanhamento periódico de cada situação e articulação com outras áreas de atendimento, como a saúde, através do CAPS, por exemplo. Assim, procuramos construir, através de um parecer técnico, um plano individual para cada usuário”, destacou o secretário de Cidadania e Assistência Social, Saul Spinelli.

Gostou? Compartilhe