Com dois funcionários a menos por turno, a Farmácia Central não tem dado conta de atender a demanda. Com isso, os usuários reclamam da demora deste atendimento que chega até a duas horas. O problema vem ocorrendo porque a empresa responsável pelos funcionários terceirizados não pagou direitos trabalhistas no final do ano e muitos deles deixaram a função.
A demora no atendimento que, normalmente, não passava de 30 minutos se estendia, na tarde de ontem, em até duas horas. Apenas quatro guichês estavam em pleno funcionamento, um dos motivos que retardou o atendimento. Marluza Carvalho da Silva estava há mais de duas horas na fila, fato que não acontecia nas outras vezes que precisou do serviço. “É um desrespeito! Por que só quatro pessoas atendendo? Olha a quantidade de gente aqui ? Tinha que ter todos os caixas funcionando”, comentou. Já Agenor Padilha, diabético e fazendo tratamento para hepatite, estava com uma sonda no abdômen e mesmo com uma senha de atendimento preferencial também aguardava mais de duas horas. “Isso é uma vergonha, olha o meu estado! Primeiro me deram a senha errada e agora, passando mal, tenho que aguardar todo esse tempo”.
Segundo o secretário de saúde, Luiz Arthur da Rosa Filho, a situação é pontual e está acontecendo depois de problemas entre a empresa que oferece o serviço e seus funcionários. “Vários atendentes não retornaram aos postos de trabalho após o final de ano, porque a empresa atrasou o pagamento 13º salário, férias, vale transporte e outros encargos. Já solicitamos a recolocação de outros funcionários”. A ausência dos funcionários faz com que a farmácia trabalhe com uma redução de dois atendentes por turno. Além da Farmácia Central, Luiz Arthur destacou que o mesmo problema é enfrentado nos CAIS com os funcionários responsáveis pela limpeza, mas destacou que nos próximos dias a empresa deverá repor a demanda com novos funcionários.
“A empresa não está conseguindo repor imediatamente os postos, mas até a próxima semana ambos os espaços deverão voltar a normalidade”. O secretário sugere que os usuários procurem os Cais mais próximos de suas casas para conseguir os remédios.