Continua na mesma
Já faz um bom tempo que o transporte aéreo está mais acessível e os aeroportos mais movimentados. Outrora artigo de luxo, hoje as linhas aéreas têm ocupação crescente. Em Passo Fundo também reflete esse crescimento. Atualmente são operados três vôos diretos a São Paulo e um para Porto Alegre. Segunda-feira o movimento foi intenso no Aeroporto Lauro Kourtz. Um vôo da Azul vindo e de Porto Alegre e outro da Avianca procedente de São Paulo, chegaram praticamente juntos. Um movimento enorme para as acanhadas instalações do aeroporto. Na parte interna pouco espaço para os passageiros e na área externa falta estacionamento. Logo inicia mais uma frequência entre Passo Fundo e Porto Alegre e outros vôos podem ser autorizados. Mesmo assim, parece que a já carente infraestrutura aeroportuária vai continuar na mesma.
Conselhos I
Uma reunião na tarde de segunda-feira (13), tratou sobre a participação da Universidade de Passo Fundo (UPF) nos Conselhos Municipais. Durante o encontro, o coordenador Municipal dos Conselhos, Ginez de Campos, enfatizou que a UPF é a instituição de ensino superior que mais conta com representantes nos conselhos. “Temos 30 conselhos constituídos em Passo Fundo, mais a Agenda 21. Esse encontro tem por objetivo aproximar o executivo municipal, através da coordenadoria dos Conselhos, da Universidade de Passo Fundo, que é a instituição de ensino que conta com o maior número de representantes dentro dos conselhos”, destacou.
Conselhos II
A coordenadora da Divisão de Assuntos Comunitários da UPF, Munira Awad, destaca que assumiu o papel de facilitar a interlocução entre a Universidade e os Conselhos, tratando das demandas relacionadas aos membros integrantes. “Tenho como objetivo levar as demandas que vem dos conselheiros para que se possa desenvolver o melhor trabalho possível junto aos conselhos”, finalizou.
Novo diretor
O governador Tarso Genro definiu, nesta terça-feira (14), que o novo diretor de Obras da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP) será o advogado Fausto Leiria Loureiro. Ele é formado pela UFRGS e, atualmente, está na coordenação adjunta da subchefia Jurídica e Legislativa da Casa Civil, tendo passagens pelo órgão nos anos de 1999 a 2001 e em 2002. O anúncio ocorreu após conversa do governador com Loureiro que, entre 2011 e 2013, também exerceu a função de chefe de gabinete da Procuradoria-Geral do Estado. Foi, ainda, procurador-geral adjunto da prefeitura de Gravataí entre 2003 e 2004 e também atuou na assessoria jurídica da prefeitura de Cachoeirinha.
Crise na segurança
A crise da segurança pública no Maranhão pode ter contribuído para que a população acione mais o serviço de Disque-Denúncia estadual. Ele permite a qualquer cidadão denunciar, anonimamente, suspeitas de tráficos de drogas, homicídios, roubos e mais uma centena de ilícitos, irregularidades ou problemas na prestação de serviços públicos. Nos últimos dias, informações fornecidas pela população contribuíram para que as forças policiais prendessem ao menos 14 pessoas envolvidas com a recente onda de violência nas ruas, inclusive seis criminosos que participaram dos ataques a ônibus e delegacias no primeiro final de semana deste ano.