O nascimento de uma criança é um momento especial para mãe, pai e a família. A escolha das roupinhas, os preparativos do quarto e escolha de um bom hospital, são algumas das funções que os futuros papais realizam para aguardar a chegada do bebê. Por isso, no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, as mães possuem uma estrutura completa e preparada para que tudo ocorra bem. O Centro Obstétrico (CO) do HSVP, atende mães da cidade e de toda região. Desde 2009, o CO registrou em média o aumento de 12,4 % no número de nascimentos, sendo que, no último ano, foram 2991 bebês. A estrutura preparada é um dos fatores que segundo a pediatra Dr. Liege Mozzatto, justifica o aumento dos nascimentos no HSVP. “Muitas gestantes procuram o HSVP, pelo fato de este ser hospital referência no atendimento na área. Cada vez mais recebemos mães de toda região e de várias outras cidades do Rio Grande do Sul”, aponta.
Este fator foi importante na decisão do casal Angélica e Everton Martins da Silva, de Passo Fundo, para o nascimento do filho Vicente. “Já tivemos nosso primeiro filho aqui. Voltamos porque sabemos da qualidade do atendimento e da estrutura preparada que possui”, afirma Everton.
O Centro Obstétrico e a Maternidade do HSVP atendem pacientes através de convênios e também pelo Sistema Único de Saúde, este correspondendo há 1947 dos nascimentos no ano de 2013. Outro dado informado pelo CO é que pelo segundo ano consecutivo nascem mais meninos, 1470 no ano de 2012 e 1517 no último ano.
Registrar para existir
Além dos cuidados na hora do parto, o HSVP dá suporte após o nascimento das crianças. Procurando reduzir o número de casos de crianças sem Registro de Nascimento, o Hospital São Vicente de Paulo, desenvolveu um projeto, com o apoio do Ministério Público , Juizado Regional da Infância e Juventude e Cartório de Registro Civil, que procura registrar todas as crianças antes da alta hospitalar. Criado inicialmente como projeto piloto, o programa Registre Seu Filho obteve bons resultados e as entidades concordaram em firma termo operacional de parceria, o qual está em pleno funcionamento na atualidade. No ano de 2013 o projeto registrou 1752 crianças, 58% dos nascidos no HSVP. Comparado ao ano de 2012, o número diminuiu, já que 61,4% das crianças foram registradas. A Assistente Social, Renata Link afirma que o motivo dessa diminuição é o fato de que muitas mães são de outras cidades e preferem registrar seus filhos nestas. “ A possibilidade de registro de nascimento ainda na Maternidade do Hospital é oferecida para todos os pais através de orientações realizada pelas Enfermeiras durante visitas realizadas ao leitos”. O Cartório situado na Maternidade do HSVP funciona de segunda a sexta-feira, das 09h15 às 10h15.
Everton e Angélica escolheram pela segunda vez o HSVP para o nascimento de seu filho
Foto divulgação