Havia pelo menos uma semana que um grupo de pessoas estava ocupando a área do Banhado da Vergueiro. Na tarde de segunda-feira (13) integrantes da equipe de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar estiveram no local para verificar em qual parte do banhado o grupo estava instalado. Durante a fiscalização foi confirmado que estavam em uma área particular e de preservação permanente.
A situação havia sido levada a conhecimento do poder público municipal e do Ministério Público Estadual através de ofício encaminhado pelo Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (Gesp) que recebeu denúncia por telefone falando da ocupação. Diante disso, foram tomadas as providências para a identificação dos ocupantes.
No início da noite de segunda-feira (13) equipes das secretarias de Habitação e Patrimônio estiveram no local com o objetivo de retirar os ocupantes e garantir a preservação da área. Parte do grupo foi encaminhada ao Albergue Municipal e outra, não originária de Passo Fundo, foi encaminhada de volta ao município de origem.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já