OPINIÃO

Fatos - 16/01/2014

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

RS Mais Igual
O governador Tarso Genro estará em Passo Fundo no próximo dia 22. A casa civil acerta os detalhes da agenda com as lideranças locais do PT, vereadores e Executivo Municipal. Ele vem para lançar o Programa RS Mais Igual, que vai complementar a renda de famílias cadastradas no Bolsa Família. No município, pelo menos 441 famílias recebem menos de R$ 100,00 por mês, das 4.767 cadastradas no programa federal. O lançamento do novo programa do governo do Estado será em caráter estadual. Hoje à tarde, a casa civil realiza nova reunião para fechar a agenda. Aproveitando a viagem, o governador deverá participar de atividades em outras cidades da região.

Avalizado
Luiz Fabricio Scheis (PDT) tem o aval do PT municipal para se manter no cargo de Coordenador Regional da Saúde. Fez um bom trabalho, na avaliação exigente do presidente do diretório Neri Gomes. Ele que sempre foi um crítico em relação a condução da coordenadoria, entende que se esta for a decisão do governador, a CRS está em boas mãos. Mas, a decisão ainda não foi tomada. O PT local, no entanto, pretende reivindicar a coordenação adjunta. Restam ainda serem definidos os nomes para o Sine e Defesa Civil.

Acidentes
Em 2010, O Nacional levantou e publicou uma preocupação que só se agravou com o passar dos anos. Um acidente com lesão corporal era registrado por dia envolvendo motociclista. Este índice cresceu absurdamente. A média diária saltou para três. Algumas observações para colaborar com a reflexão: É mais fácil comprar moto, é mais econômico do ponto de vista de consumo de combustível e mecânica, é fácil de estacionar, é mais ágil. E os motoristas iniciantes preferem, invariavelmente, tirar a habilitação para moto antes de fazer para veículo. As consequências: imprudência, velocidade, imaturidade, acidentes, mutilação e vidas ceifadas.

Suicídio
Outra preocupação foi escancarada ontem pela Folha de São Paulo: “Estado entre os melhores do país em indicadores sociais, o Rio Grande do Sul lidera estatísticas em uma área que preocupa governos e intriga pesquisadores: o de recordista em taxas de suicídio.” Segundo a Folha, de 2007 a 2011, nove das 20 cidades acima de 50 mil habitantes que proporcionalmente tiveram mais casos estão no Rio Grande do Sul.

Afastado
O Papa Francisco afastou ontem os quatro cardeais que integravam a Comissão de Supervisão do banco do Vaticano. Entre eles estava o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer. Outros quatro membros foram indicados pelo papa que quer transformar o banco, envolto a denuncias de corrupção e desvios, em uma instituição “honesta e transparente”. As razões do afastamento não foram reveladas pelo Vaticano. Dom Odilo foi um dos cotados para assumir o pontificado.

 

 

Gostou? Compartilhe