Plantando em Casa já atendeu mais de 70 famílias

Morador cultiva cerca de 10 espécies são no quintal

Por
· 1 min de leitura
Morador do Bairro Santa Maria cultiva há mais de um ano uma horta em casaMorador do Bairro Santa Maria cultiva há mais de um ano uma horta em casa
Morador do Bairro Santa Maria cultiva há mais de um ano uma horta em casa
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Morador do Bairro Santa Maria, Rui Favero, cultiva há mais de um ano uma horta em casa. Cerca de 10 espécies são cultivadas no quintal, especialmente para manter uma alimentação saudável e natural. Conforme explica Rui, a atenção para produção de alimentos naturais vem de casa. “Sou filho de agricultores, fui criado no interior até os meus 15 anos. Com meu pai, aprendi algumas técnicas. A principal razão para o cultivo é a preocupação, minha e da minha esposa, com uma alimentação saudável”.

Com a intenção de aumentar o número de alimentos cultivados em casa, Rui entrou em contato com a Secretaria do Interior, a partir da informação sobre o lançamento do Programa Plantando em Casa, para solicitar auxílio técnico. “Fiquei sabendo do programa pelos jornais, achei a iniciativa interessante. Entrei em contato com a Secretaria para marcar uma visita e tirar dúvidas sobre as melhores espécies para aumentar minha produção doméstica”, destacou Rui.

A equipe do programa Plantando em Casa é formada por técnicos da Secretaria do Interior, que tem como objetivo auxiliar nas produções de hortas caseiras, preparação do local para fazer os canteiros, rotação de cultura, escolha da variedade de sementes e adubação para o plantio. “Nos preocupamos em ensinar o manejo, como criar o adubo orgânico e orientar sobre o tipo de cultivo para cada estação do ano”, explicou o gerente do programa, Juares dos Santos. Durante as visitas, ainda são entregues sementes e material explicativo sobre o cultivo.

Para Gilberto Chura, integrante da equipe do Plantando em Casa, o fator fundamental é o solo. Gilberto ressalta a importância da correção, antes do início da plantação das sementes, sendo importante analisar e fazer a adubação. “Isso é o principal para o início de uma boa horta”, frisou. A escolha das variedades, respeitando cada estação do ano, também deve ser levada em consideração.

Rui destaca ainda que o cultivo das plantas em casa é uma terapia. “Sou bancário, muitas vezes ficar ao ar livre e mexer com a terra funciona como uma terapia. O cultivo de alimentos em casa também tem essa função”, finalizou.

O Programa Plantando em Casa tem como finalidade o incentivo ao cultivo de plantas nas residências e já atendeu cerca de 70 famílias, desde o lançamento em dezembro do ano passado. Para agendar visitas com a equipe técnica e saber mais sobre o programa, o contato pode ser feito pelo telefone (54) 3311-1193 ou pelo email [email protected].

Gostou? Compartilhe