Atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores da Vila Operária, o prefeito Luciano Azevedo autorizou na tarde dessa quinta-feira (16), a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) na Rua Alferes Rodrigues.
A construção da unidade necessitou agilidade e compromisso assumido pela administração em atender o pedido da comunidade. Os investimentos da obra são provenientes da emenda no valor de R$ 266 mil, do deputado Beto Albuquerque, e de aproximadamente R$ 600 mil em recursos da Prefeitura de Passo Fundo.
“Estamos satisfeitos em poder ampliar a rede de saúde do município, pois esta é uma necessidade e um pedido antigo dos moradores da Vila Operária, além de ser um compromisso assumido que vamos tirar do papel e concretizar. Vamos melhorar a qualidade de atendimento nesta área”, destacou Luciano.
A nova unidade de porte II, com área de 414,50 metros quadrados de construção, substituirá a unidade em espaço alugado, bem como a unidade da Lava Pés, que também está em condições deficitárias. O novo espaço deverá abrigar duas equipes de saúde da família e atender em torno de 7 mil pessoas.
O prédio da UBS da Vila Operária terá espaço mais amplo e melhor estruturado para atendimentos ao público e serviços com ambientes para sala de espera, registro de pacientes, sala de dispensação de medicamentos, sanitários públicos normais e adaptados, sala de imunização, cinco consultórios, dois consultórios odontológicos, sala administrativa, sala de procedimentos, sala de esterilização e sala de reuniões.
Além da nova UBS da Vila Operária, a Prefeitura de Passo Fundo deu início a construção de UBS no Loteamento Independente, Santo Antônio da Pedreira e Bairro Nonoai. Em fase mais adiantada, com 90% da obra concluída, estão as unidades do Bairro Nenê Graeff e Parque Farroupilha. Recentemente, foi anunciada a retomada da construção da UBS do Bairro Valinhos.