OPINIÃO

Fatos - 18/01/2014

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+


Lixo e política
Uma jovem mulher, boa aparência, conduzindo sua caminhonete importada, estaciona rapidamente pouco antes do cruzamento e atira uma lata de refrigerante pela janela do veículo com a intenção de acertar o contêiner que estava com a tampa aberta. Não fez cesta e a latinha de ‘refri’, além de esparramar o resto do liquido no chão, foi parar no cordão da calçada. A jovem mulher, boa aparência, conduzindo o seu carrão segue destino, deixando o seu lixo na rua. A latinha só não vai entupir bueiros e emporcalhar ainda mais a cidade, porque outro cidadão, estupefato diante de tamanha sem noção, juntou a latinha e a colocou no local certo: o lixo. Uma pessoa como esta, apesar de aparentar um nível social e intelectual acima da média, só contribui para a pior política. Ela pactua com a corrupção, desmandos, violência, falta de atendimento na saúde e todos os problemas enfrentados pelo Brasil, porque quem não sabe jogar lixo na lixeira, não sabe votar.


Notificação
O município de Passo Fundo deverá ser notificado judicialmente, na próxima segunda-feira, a prestar informações na ação movida pelo Ministério Público Estadual, que busca a redução da tarifa do transporte público de Passo Fundo. A solicitação foi feita na tarde de sexta-feira, pela juíza Alessandra Couto de Oliveira, da 1ª Vara Cível, especializada em Fazenda Pública. A ação do MP, assinada pelo promotor Paulo Cirne, foi protocolada na quinta-feira com pedido de liminar. Antes de examinar o objeto da ação, a juíza solicitou que o município repasse algumas informações pertinentes ao processo de cálculo que embasa o reajuste das tarifas. A partir da notificação, o município terá 72 horas para se manifestar.


Sentimentos
Cauteloso, mas empolgado ao mesmo tempo. Estes são os sentimentos que tem dividido o deputado estadual Gilmar Sossella, as voltas com a posse na presidência da Assembleia Legislativa, no próximo dia 31 de janeiro. O PDT é o partido do rodizio que vai comandar o Parlamento em 2014. O problema, revelado ainda no ano passado, residia em definir internamente o nome. Um acordo assinado na legislatura anterior de que Sossella seria o presidente foi questionando pelos atuais deputados trabalhistas. Resolvidos os desentendimentos internos, é voz corrente na Assembleia de que Sossella vai mesmo assumir. “Não se costuma quebrar acordos no Parlamento Gaúcho”, disse um servidor de carreira. Pelo sim, pelo não, dois nomes disputaram a indicação da bancada: Diogenes Basegio e Ciro Simoni. O primeiro com mais chances.

Números
Compartilhando a informação da Carta Capital: “As cenas de horror no Maranhão conseguiram, mais do que expor a barbárie no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, trazer à luz as mazelas de um sistema sufocado por sua própria política de encarceramento em massa. Dono da quarta maior população carcerária do mundo, o Brasil prende, em termos relativos, 7,3 vezes mais que a média mundial. Enquanto o total de presos cresceu cerca de 30% nos últimos 15 anos em todo o mundo, segundo estudo do Centro Internacional de Estudos Penitenciários (ICPS, na sigla em inglês) da Universidade de Essex (Reino Unido), no Brasil a taxa foi de 221,2% – passando de um total de 170,6 mil presos em 1997 para 548 mil em 2012, de acordo com o Ministério da Justiça.” Impossível que as autoridades permaneçam inertes a esta situação.


Posto
O Posto da Polícia Rodoviária Federal de Soledade mudou de local. Não está mais funcionando próximo ao restaurante Italian’s. Os policiais assumiram o espaço do pedágio federal que teve as cancelas abertas pelo governo do Estado.

 

Gostou? Compartilhe