Negócio I
O empresário Antônio Roso está deixando a presidência da Metasa S.A. Indústria Metalúrgica, de Marau. Ele passará a vice-presidente do Grupo, já que está em fase final o processo de venda de 51% do controle acionário da Metasa para a Codeme Engenharia, empresa pertencente às holdings Codepa e Isa Holding, do grupo Asamar, com sede em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Roso, que está em Miami, já se despediu dos colaboradores mais próximos em um jantar realizado na Casa do Bosque, em Passo Fundo. O empresário é acionista da Bsbios, sócia da Petrobrás, que detém 50% das ações da empresa. Em novembro do ano passado anunciou investimento de R$ 200 milhões na Plataforma Logística Industrial de Passo Fundo (Matéria de capa do Caderno Administrar de ON no mês de novembro).
Negócio II
Em 2010, a Codema comprou 20% do capital da Metasa, uma das maiores companhias do segmento de estruturas metálicas do país. A empresa com sede em Marau possui grande capacidade de produção e a Codeme tem um investimento alto em engenharia e tecnologia. Além disso, tem experiência na integração de processos e soluções de engenharia e atua em quatro segmentos distintos: prédios industriais, galpões comerciais e industriais, sistemas de cobertura e edifícios de andares múltiplos. Tanto Metasa quanto Codema foram procurados pela colunista, mas ambas preferem não se manifestar sobre a negociação neste momento.
Coragem
O município de Chapecó (SC) deve adotar medidas polêmicas, mas necessárias e corajosas para conter a criminalidade. Nos primeiros 15 dias do ano, a cidade registrou sete assassinatos. O prefeito José Caramori decidiu encaminhar para a Câmara de Vereadores projeto que vai proibir o consumo de bebidas alcoólicas em via pública.
Consumo
O consumo desenfreado de álcool no Brasil é o principal causador de acidentes de trânsito, assassinatos, brigas e badernas. Alguns municípios já se apoiam em medidas restritivas como a que Chapecó pretende adotar, ara conter a onda de violência que cresce, especialmente, entre jovens. O assunto já foi tema em Passo Fundo, mas está em tempo de retornar à pauta, espelhando-se no vizinho catarinense.
Reforma
A reforma ministerial foi antecipada pela presidente Dilma Rousseff, que ontem se encontrou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar do assunto. O atual ministro da Educação, Aloisio Mercadante, deve assumir a Casa Civil em substituição a Gleisi Hoffmann, que se dedicará a campanha ao governo do Paraná.