OPINIÃO

Fatos - 22/01/2014

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Moedinha

Para que servem as moedas de um centavo? Resposta: para engordar o caixa de alguns supermercados que evitam os valores cheios com finais em cinco ou zero, como estratégia para tornar os preços mais atraentes. Na hora do troco, as moedas não são devolvidas aos clientes. Em 2010, o custo para fabricar as ditas moedas, segundo o Banco Central, representava nove vezes mais do que o valor da moedinha e havia quase 4 milhões delas circulando pelo país. Se de um lado os empresários reclamam que não há moedas suficientes para fazer o troco, de outro o consumidor é lesado por não ter o seu troco integral devolvido. No fim das contas, as moedas de R$ 0,01, se somadas no final do mês em qualquer estabelecimento de médio e grande porte (que não devolve este troco), representarão um saldo positivo no negócio.  #fimdasmoedasdeumcentavo.

 

Pedido

A transferência da agenda do governador Tarso Genro a Passo Fundo para fevereiro atende a um pedido do prefeito Luciano Azevedo. Ele está em férias e quer receber pessoalmente o governador no município, o que será possível no começo de fevereiro. Tarso tem compromissos agendados para Bento Gonçalves e virá até Vanini onde inaugura o trecho da ERS 129, às 15h30.

 

Liberado

O governo do Estado liberou os R$ 450 mil, dentro do PPC (Processo de Participação Popular e Cidadã), que devem ser investidos na construção da UBS da Vila Nova. O recurso está empenhado e liquidado e consta do Portal Transparência.

 

Preocupação

Políticos que pretendem concorrer em 2014 estão preocupados com a inelegibilidade em função da Lei da Ficha Limpa que será aplicado com rigor nestas eleições. Por esta razão, buscam informações diretamente no Tribunal Regional Eleitoral e, em alguns casos, no Tribunal Superior Eleitoral.

 

Fora

Políticos importantes do município como o ex-prefeito Airton Dipp e o atual prefeito Luciano Azevedo não integram as nominatas dos seus respectivos diretórios estaduais (PPS e PDT). No caso de Luciano, até era esperado, já que ele manifestou vontade de deixar o PPS caso confirmasse a fusão com o PMN. Já Dipp, cheira a retaliação, pois o ex-prefeito era cotado para ser candidato a vice numa eventual chapa com o PT de Tarso Genro.  Como o PDT decidiu pela candidatura própria...

Gostou? Compartilhe