A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Empresa Junior do curso de Engenharia Ambiental (Etamb), em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, criou uma campanha para conscientizar a população sobre a importância de manter limpo o Rio Passo Fundo. O projeto acontece de forma permanente e é denominado Sensibilização Ambiental na População Residente nas Margens do Rio Passo Fundo e seus Afluentes. Na primeira semana de janeiro, cerca de 100 famílias receberam a visita da equipe.
De acordo com os organizadores, por meio da educação e participação de todos os envolvidos, tanto poder público quanto comunidade, a campanha pretende alcançar resultados a médio e longo prazo. Segundo o coordenador do curso de Engenharia Ambiental, professor Eduardo Pavan Korf, a ideia surgiu de uma demanda da própria comunidade por meio do trabalho realizado pela Etamb. “Ouvindo as demandas, a equipe fez uma proposta de um projeto voluntário para a Prefeitura com a intenção de levar até a comunidade questões sobre educação ambiental nas margens do rio Passo Fundo, atendendo a população ribeirinha”, destacou, ressaltando que são feitas entrevistas e os moradores recebem orientações sobre descarte adequado do lixo seco e orgânico.
Uma das alunas que acompanha os trabalhos, Nicole Becker Portela, salienta a importância de se repassar informações corretas para quem mora próximo ao rio. “O interesse é termos essa percepção do comportamento das pessoas que moram na beira do rio para mudarmos essa realidade. Sabemos que muitos jogam lixo no rio, realizam queima de materiais que futuramente formam barreiras de lixo, além de utilizarem a água contaminada, gerando uma série de problemas de saúde para os moradores”, observou.
Segundo o secretário adjunto do Meio Ambiente, Rubens Astolfi, o projeto envolve diversas empresas parceiras, além dos alunos do curso de Engenharia Ambiental. “Os colaboradores do projeto trabalham de forma voluntária, com a orientação dos técnicos da Secretaria”, destacou.
Campanha
A campanha funcionará de forma permanente, realizando abordagem nas residências com o objetivo de manter um diálogo de sensibilização familiar a partir da distribuição de material informativo aos moradores do entorno do rio, informando a maneira correta de disposição dos resíduos e também a importância da separação e acondicionamento adequado do lixo. No momento da visita, a equipe ressalta a importância dos recursos hídricos para a sobrevivência e para a saúde pública.
Serão visitados os bairros Entre Rios, Vila Popular, Petrópolis, Victor Issler, Vila Santa Maria e José Alexandre Zachia. Conforme Rudimar Santos, um dos coordenadores da ação, no dia 09 de janeiro, foram visitadas cerca de 100 famílias. “Nas sete áreas selecionadas, devemos atingir mais de 1000 residências”, declarou. A última ação de limpeza do Rio Passo Fundo retirou cerca de 30 toneladas de resíduos. Com a campanha, a intenção é avançar na educação e conscientização ambiental, garantido melhor qualidade de vida e a preservação das águas. São parceiras do projeto as empresas BSBios, JE Imóveis e Via Norte Resíduos.