As multas impostas nas ações penais contra condenados por corrupção são dotadas de caráter de restituição, além de ser eficiente reprimenda. Quem não sente vergonha e ainda acha vantajoso enriquecer desonestamente, mesmo com ameaça à liberdade, certamente é atormentado por uma dor pungente quando desembolsa o dinheiro mal havido. A penalidade em dinheiro tem sido a mais implacável e a mais temida, como tivemos no escândalo brutal da fraude do leite compensado, bloqueio de bens dos 23 acusados de propina no cemitério da Santa Casa de Misericódia no Rio, e os mensalões. Sim, por que existem dois mesalões: o velho de Eduardo Azevedo do PSDB, já sentenciado e o mais recente, no governo do PT. Fato curioso decorre da lei penal que reduz o prazo prescricional da pena, como no caso de corrupção do Valfrido (remanescente fundador do mensalão), por ser réu com mais de 70 anos ao ser sentenciado. É a previsão do artigo 115 do Código Penal, com redução do tempo para o benefício da prescrição (extinção) da punibilidade.
Uruguaio
O ex-agente da Operação Condor, coronel Pedro Antônio Mato Narbondo, torturador e exterminador na ditadura uruguaia homiziou-se no Brasil. Verificar a situação fiscal deste rapaz pode ser uma forma de ajudar a justiça Uruguai que quer julgá-lo.
Nomes
O ano eleitoral terá novidades no cenário da disputa para a Câmara Federal e Assembléia Legislativa. Caso o PMDB decida voltar com Pedro Simon, para o Senado, o partido em Passo Fundo cogita uma suplência com os nomes de Fernando Scortegagna ou Ivaldino Tasca. O PDT poderá ter disputa para federal e estadual, bastando que Basegio e Dipp formem uma dupla respeitável. O PSB trabalha o nome do Padre Wilson Lill. Matheus Wesp é citado pelo PP.
Literatura
Um dia tive a oportunidade de apreciar um debate na TV que reuniu figuras muito importantes de nossa literatura: Paulo Monteiro, Tao Golin, Pia Helena Borowski e Ivaldino Tasca.
Retoques:
* Recente programa da TV Escola apresentou a versão insólita de nossa história, na proclamação da República em 1888. Interessante porque o Marechal Teodoro da Fonseca era simpático à monarquia. As pressões, no entanto dos donos de engenho e as transformações na produção, incomodava os resistentes imperiais. Teodoro queria para si a Baronesa do Triunfo, cortejada por Gaspar Martins. Este foi nomeado para o Gabinete Imperial. Teodoro não teve dúvidas. Irritado “virou o cargueiro” e se apressou em proclamar a República, como repúdio à preferência que privilegiou seu adversário. Assim, a nossa República nasce sob os auspícios de uma mulher – a Baronesa do Triunfo. A bela gaúcha é também chamada “madrinha da República”.
* Um grupo de detentos foi flagrado fumando Pedrinha no presídio de Maconha...Êpa! O certo é: fumando maconha no presídio de Pedrinhas!
* A Comissão Nacional da Verdade está buscando informações que vão complementar a história sobre envolvimento empresarial nos crimes da ditadura de 64. Este flanco das nossas memórias não pode ser desguarnecido. Os empresários mais radicais tiveram grande influência no período da ditadura...E vantagens também!
* A equipe de professores do curso de ciência do Cecy Leite Costa e os ecologistas de nossa cidade, ao percorrerem o rio Passo Fundo, num barco construído com características ambientais, foram bem sucedidos na missão. Mais uma vez fomos alertados sobre o avanço veloz dos índices de poluição dos rios, tanto na cidade como no campo.
* Precisamos rezar pelo Papa Francisco que meteu a mão em dois ninhos de cobra venenosa: o Banco do Vaticano e o grupo pedófilo que habita a Igreja Católica. As maiores atrocidades (morais) do submundo estão embrenhadas nas cúpulas.
* Por isso, é preciso pensar que as pessoas merecem voltar à base da felicidade, sem distinção de aparências ou condição social. Se você é honesto, respeitador, e cuida de sua saúda, merece ser feliz, sem dar explicações aos chiliques do mundo vazio.