Um alento para quem sofre com o calor: além da chuva, o final de semana será de temperaturas máximas que não devem passar dos 25ºC, conforme informações da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet. Já na tarde de ontem (23) algumas cidades do Rio Grande do Sul e Argentina eram atingidas pela chuva que em Passo Fundo deve chegar até, no máximo, a manhã de hoje. A previsão, inclusive, aponta para queda de granizo. Segundo o aviso meteorológico do Inmet, hoje (24) as condições são favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte, com trovoadas, possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento que podem ficar entre 60 km/h e 90 km/h em áreas isoladas.
Conforme o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, na quinta-feira, a máxima ficou próxima de 33ºC na Estação Meteorológica, o que deve fazer com que a madrugada de sexta-feira ainda seja quente e abafada. No sábado (25) e no domingo (26) a temperatura máxima não deve passar dos 25ºC. Durante os dois dias a chuva deve aparecer. No sábado, a previsão é temperatura mínima de 15ºC e máxima de 25ºC. No domingo, mínima de 15ºC e máxima de 24ºC.
Na segunda-feira (27) ainda deve chover, deixando as temperaturas semelhantes às do final de semana. Entre terça-feira (28) e quarta-feira (29) deve parar de chover e as temperaturas voltam a subir, contudo não devem passar dos 30. “Acredito que em janeiro, calor como o que vinha fazendo, não teremos mais”, salienta Sampaio.
Previsão para o RS
De acordo com o Centro Estadual de Meteorologia (Cemet), a sexta-feira será de chuva em grande parte do Estado. A aproximação de uma frente fria muda o tempo no Rio Grande do Sul, provocando chuvas em todo o Estado ao longo do dia. No decorrer da manhã a frente fria provocará fortes pancadas de chuva, principalmente no Oeste, Sul e faixa Central. Nessas regiões há risco de temporais acompanhados de trovoadas e rajadas de vento. Nas demais regiões o sol pode até aparecer, mas a nebulosidade aumenta no decorrer do dia e há possibilidade de chuvas fortes e temporais localizados. A temperatura máxima ficará em torno de 37°C na Região Metropolitana.
O sábado deverá começar com instabilidades na maioria das regiões. As áreas de instabilidade associadas à passagem da frente fria mantém o céu encoberto e com chuva em todas as regiões do Estado. Somente no extremo Sul as condições de chuva diminuem no decorrer do dia com a chegada do ar mais seco. As temperaturas permanecem amenas em todo território gaúcho, com máxima em torno de 27°C na Região Metropolitana.