A Secretaria Municipal do Interior divulgou ontem o balanço das atividades realizadas nos últimos meses. Segundo a secretária Liliane Rebechi, 350 quilômetros de estradas gerais e secundárias de todos os distritos e comunidades foram recuperadas ou receberam manutenção. Em relação ao número de pontes reestruturadas, o total chegou a 12 pontes. A Coordenadoria do Interior, responsável pela área, atendeu a 230 ordens de serviço, entre elas: instalação de tubos e canaletas, entrega de cargas de britas para agricultores familiares, entrega de cargas de pedras para a construção de fossa séptica, realização de terraplenagem para fomento do setor agropecuário (construção de agroindústrias, silos e aviários) e silagens para armazenagem de milho.
“O Programa Prefeitura no Interior, primeiro programa lançado pela administração municipal, passou por todos os distritos além das comunidades do interior do município. Recuperamos estradas, pontes, adquirimos equipamentos para melhorar as condições do dia a dia dos agricultores e moradores da área rural”, destacou.
Outro setor em que o programa atuou foi o de saneamento rural. Ao longo do ano, foram construídas 23 fossas sépticas e ampliados três quilômetros de rede de abastecimento de água no distrito de São Roque. O Serviço de Inspeção Municipal realizou inspeção diária nos nove abatedouros cadastrados, bem como fiscalizou as 36 agroindústrias existentes no município, entre elas, salas de embutidos, entrepostos, e espaços de produção de queijaria e laticínios. Durante as visitas realizadas no comércio, foram apreendidos cerca de 6.300 quilos de produtos de origem animal comercializados de forma irregular, a fim de fomentar a venda dos produtos da agricultura familiar inspecionados e legalizados.
Agronegócio
Ainda, a Coordenadoria do Agronegócio, através do Núcleo de Agricultura, cadastrou 516 açudes, realizou 55 inseminações artificiais, 94 visitas de assistência técnica a pequenos produtores rurais, 30 cadastrados no Programa Habitação Rural e coleta de 7.700 embalagens de agrotóxicos nos distritos. Outra ação foi a realização do 1° Seminário de Hortifruticultura, desenvolvimento do Projeto de Diversificação da Propriedade Rural, em parceria com o Sebrae do curso De Olho na Qualidade Rural. Além disso, foi concluída a criação do Programa Municipal de Agricultura Familiar, houve aumento da venda da merenda escolar de 30% para 54% de produtos da agricultura familiar e foram entregues 13 equipamentos para os distritos através do Ministério da Agricultura, pelo Programa Patrulha Agrícola Rural.
De acordo com Liliane Rebechi, o Programa Prefeitura no Interior atingiu seu principal objetivo que é ouvir as reivindicações das comunidades do interior e disponibilizar as principais demandas de cada distrito. “Para o ano de 2014, com a chegada do britador móvel, projetamos atender todas as demandas de infraestrutura das estradas do interior e fomento das atividades do setor agropecuário, viabilizando assim o desenvolvimento rural do nosso município”, finalizou.