Záchia recebe projeto esportivo

Projeto foi denominado Hapkidô

Por
· 1 min de leitura
Lançamento do projeto teve presença do vice-prefeito Juliano RosoLançamento do projeto teve presença do vice-prefeito Juliano Roso
Lançamento do projeto teve presença do vice-prefeito Juliano Roso
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura, em conjunto com a Fundação do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul e a Federação Riograndense de Hapkidô, deu início na tarde desta quinta-feira (23) as atividades do projeto de Hapkidô, no Bairro José Alexandre Záchia, no Ginásio Poliesportivo Jeromil Amarante. O Hapkidô ou Hapkido é uma arte marcial coreana especializada em defesa pessoal e técnicas de alongamento e respiração. “Estamos ocupando os espaços públicos com qualidade. Era muito grande expectativa e a reivindicação da comunidade por ações eficazes para o bairro Záchia. Começamos com o Hapkidô e ainda teremos o atletismo, o futsal e atividades realizadas pela Semcas", contou o prefeito em exercício, Juliano Roso. O vice-presidente da Federação Riograndense de Hapkido, Mestre Paulo Toledo, destacou sua satisfação em retornar a Passo Fundo. "É um sonho que realizo poder proporcionar à minha terra natal as aulas de Hapkidô", disse.

A oficina faz parte do RS na PAZ, que é uma iniciativa do governo do Estado envolvendo políticas públicas baseadas no diálogo entre ações sociais e policiais, buscando redução dos índices de violência e criminalidade e da vulnerabilidade das comunidades. Estas ações seguem o cronograma de implantação dos chamados Territórios da Paz (TP). Para o Rio Grande do Sul, os Territórios de Paz devem se constituir a partir de projetos que fomente em inclusão, cooperação e confiança, essenciais para o aumento do capital social, visando à diminuição das desigualdades sociais e da violência.

Para o Diretor da Secretaria Estadual de Esporte a de Esporte e Lazer do Estado, Geraldo Pereira de Matos Filho (Mazzaropi, ex-goleiro do Grêmio), cada real investido no esporte equivale a uma economia de três reais com a saúde pública. "O esporte, além de desenvolver habilidades, está diretamente relacionado ao desenvolvimento humano, à educação de valores e à construção da cidadania, por criar mecanismos para prevenir a violência, solucionar pacificamente os conflitos e reverter o crescente quadro de criminalidade e mortalidade juvenil, envolvendo jovens em ações saudáveis", contou o ex-atleta multicampeão.

Através da parceria, a Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer disponibilizará os tatames e kimonos aos alunos e a Prefeitura cederá o ginásio, com manutenção e conservação do local. A Federação Riograndense de Hapkido irá disponibilizar o instrutor para a realização das aulas. As aulas ocorrerão duas vezes por semana, manhã e tarde, gratuitamente para todas as faixas etárias, priorizando crianças, adolescentes e jovens. Ao todo serão 80 vagas. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3312.1959, com o Professor Marco Aurélio.

Gostou? Compartilhe