Nova onda de calor deve chegar ao longo da semana

Pouca diferença entre temperaturas máximas e mínimas contribui para a sensação de abafamento

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Depois de um domingo (26) com pancadas de chuva mal distribuídas no final da tarde e início da noite, a segunda-feira (27) começou com temperatura mínima de 19oC e máxima chegando aos 31oC. A terça (28) deve iniciar com tempo parcialmente nublado, podendo ocorrer pancadas de chuva no final da tarde. A mínima deve ser de 20oC e a máxima 30oC.

Segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, o calorão deve retornar a partir da quarta-feira (29) e permanecer até a sexta (31), encerrando o mês de janeiro com temperaturas que devem chegar aos 33oC. Para quem já está preocupado com a onda de calor, Sampaio explica que a maioria das pessoas dá mais importância às temperaturas máximas e esquece-se de prestar atenção nas mínimas. Segundo o observador, na semana passada, tivemos mínimas muito altas durante a manhã, além de madrugadas quentes e abafadas. Isso contribui para a sensação de abafamento, já que a diferença entre a máxima e a mínima é muito pequena. “Ter uma temperatura mínima de 20 e uma máxima de 32 gera uma diferença muito pequena entre a manhã e tarde, sendo que o normal no verão é aquela madrugada em que as temperaturas caem um pouco e nesse ano, isso não aconteceu”, explica.

De acordo com Sampaio, esse deve ter sido o calor mais intenso registrado no Estado e desde 1951 não foram encontrados registros no mês de janeiro de quatro temperaturas mínimas acima de 20. “Seria como se você tivesse uma temperatura agradável num mês de inverno. Eu acredito que esse calor da semana passada foi histórico”, comenta. Durante a semana, as madrugadas devem continuar abafadas, mas as temperaturas máximas não irão passar dos 32oC.

Até agora já choveu 194mm, o que representa 29% acima da média do mês que é de 149.7mm. Um dado também histórico, já que desde 2008 não tínhamos um mês de janeiro com chuvas acima da média. Para fevereiro, a previsão é que as temperaturas altas continuem durante os dias, mas as madrugadas que prometem ser mais amenas. As temperaturas médias devem variar entre 17,5oC e 28oC.

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional.  Assine Já

 

Gostou? Compartilhe