Os meses de férias são, geralmente, responsáveis pelas baixas nos estoques de sangue da cidade. Mas nesse ano, graças a campanhas permanentes de doação, tanto o Hemopasso quanto o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) estão trabalhando com estoques normalizados. Segundo a médica hemoterapeuta do HSVP, Simone Beder Reis, devido as ações de captação contínua e às campanhas de conscientização, os estoques no Serviço de Hemoterapia do hospital estão bons. O mesmo acontece no Hemopasso, que de acordo com o diretor Jaderson Pires, teve uma boa resposta de doações na última semana.
Apesar disso, Jaderson lembra que esses estoques devem ser bons por no máximo uma semana, principalmente em função dos prazos de validade e da grande demanda da época. Por isso, ressalta que a doação é importante sempre. “Hoje, podemos dizer que o estoque atual vai atender bem a nossa demanda nos próximos dias, mas é sempre importante reforçar que as pessoas venham fazer sua doação. A doação de sangue não pode parar, ela tem sempre que ter uma continuidade por parte da população”, alerta. Simone também considera que a doação deve ser permanente para que os estoques se mantenham bons e reforça que os doadores procurem o serviço durante suas férias, colaborando assim, com o tratamento e melhora de muitas pessoas. O diretor do Hemopasso lembra que a doação só faz bem: “tanto para o corpo, já que, à medida que o sangue se renova isso é importante para o nosso metabolismo, quanto para a alma, porque a relação é direta. A gente estará levando vida para outra pessoa. Quem doa entrega na mão de outra pessoa que está precisando esperança de vida”.
Para doar
Quem quiser doar precisa ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Menores de idade devem ter autorização de um responsável. Jaderson alerta que para fazer a doação é imprescindível levar junto um documento oficial com foto. Não é preciso estar em jejum, mas a recomendação é que se evite comidas muito gordurosas antes de doar. Também é importante dormir pelo menos 6 horas na noite anterior. Segundo o diretor, todos os tipos de sangue são bem-vindos, mas alguns acabam sendo mais necessários, porque são mais raros ou porque a demanda é maior, como o O+, O- e o A-. O Hemopasso atende de segunda a sexta, das 7h às 18h, sem fechar ao meio dia. Já o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo atende também de segunda a sexta das 7h30min às 17h30min, sem fechar ao meio dia e aos sábados, atende com agendamento de grupos.
Serviço
Hemopasso
Atendimento: Segunda a sexta-feira
Horário: 7h às 18h
Telefone: (54)3311 5555
Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo
Atendimento: Segunda a sexta-feira e sábados com agendamento
Horário: 7h30min às 17h30min
Telefone: (54)3316 4087
A doação de sangue não pode parar
· 2 min de leitura