Prefeitura intensifica fiscalização para combater focos do mosquito da dengue

Na terça-feira (28), um novo foco foi encontrado no Loteamento Boqueirão

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura de Passo Fundo, através da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, intensificou a fiscalização para combater os novos focos do mosquito   Aedes Aegypti, causador da dengue. Na terça-feira (28), um novo foco foi encontrado no Loteamento Boqueirão. Essa é a terceira ocorrência do ano, já que um foco com dez larvas e um mosquito já foram confirmados na Vila Popular, nas proximidades da rodoviária.

De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Eliana Bortolon, as chuvas e as altas temperaturas favorecem a proliferação do mosquito da dengue. “Os agentes de combate a endemias foram divididos em equipes para fiscalizar ao redor dos focos e realizar o levantamento de índice e tratamento. Reforçamos que a pessoa que apresentar sintomas como febre, dor de cabeça e manchas pelo corpo, deve procurar a unidade de saúde mais próxima”, ressaltou.

A Secretaria de Saúde também está finalizando o Plano de Contingência, que prevê uma série de articulações para o diagnóstico da doença, ações de prevenção, educativas e para o atendimento aos pacientes infectados pelo mosquito Aedes Aegypti. A secretária destaca, ainda, que a população deve ficar alerta e aumentar os cuidados em casa, mas a confirmação dos focos não é motivo para pânico, já que a Prefeitura tem realizado todo o monitoramento necessário, e não temos nenhum caso de dengue em Passo Fundo.

“A chuva e o calor aceleram o ciclo, por isso é importante que a população verifique na sua residência água acumulada em qualquer utensílio, plantas, calhas, entre outros. As principais dificuldades enfrentadas pelos agentes são as casas fechadas, em função de os moradores estarem no trabalho e alguns tem receio de abrir as casas para os agentes”, comentou.

As piscinas também devem receber tratamento adequado e terrenos baldios devem ser limpos para evitar a proliferação.

Denúncia em caso de água parada pode ser feita no Núcleo de Vigilância Ambiental, que fica localizada na Rua Silva Jardim 727, esquina com a Rua Independência, ou pelo telefone: 3046 00 73.

Gostou? Compartilhe