OPINIÃO

Cuba sem perigo

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A vigilância de observadores sobre o clima de cooperação entre Brasil e Cuba é democrático e útil. Irritante é a paranóia da eterna vigilância dos radicais conservadores de antolho que só enxergam para onde aponta o nariz. Temem a invasão ideológica ou bélica do Brasil, por Cuba e Venezuela. E mais: parece que torcem para que os americanos instalem-se aqui (mais do que já ocorre) para evitar e comunismo. Que coisa inculta e feia! Nada disso. O Brasil está preservando um mínimo de organicidade dos países da América Latina, que luta pela sobrevivência, mas precisa de relações cooperadas para exibir algum cacife. A pobre Cuba, carente de democracia está abrindo suas portas e portos para o desenvolvimento. E o Brasil foi ágil em ocupar o espaço, antes que alguém o faça. Essa história subordinada à opinião ianque já foi superada. Se outros países quiserem participar, há muito o que fazer na América. Até o presidente Obama percebeu o momento e fala em sustar os embargos contra Cuba. Quanto aos recursos, podem estar certo de que todo o dinheiro emprestado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento será compensado.

Perigo a prazo
Curioso: nunca se ouviu esses pretensos guardiões da segurança questionarem os velados acordos de compra das usinas atômicas de Volta Redonda que resultaram em prejuízo e perigo real para a população brasileira.

Pediatras
Um dos itens das relações com Cuba foi o agradecimento pela presença de médicos que já estão atuando no Brasil. Viu como funciona a colaboração?

Pediatras –I

Pelo visto está cada vez mais difícil ter filhos, ou um só filho. Não há mais pediatra disponível. O que está errado?

Em vigor
A nova legislação que auxilia o aprimoramento na administração pública entra em vigor. Segundo as novas normas, o corruptor ativo, que paga propina a servidor nas licitações de obras ou serviços, será responsabilizado e penalizado com a exclusão das licitações públicas. Isso nem precisava ser lei. Mas, como o dinheiro ilícito cega tanta gente, justifica-se nova lei, pois a vergonha é pouca!

Motoristas
Acontece seguidamente o acidente onde as causas são as condições perigosas do condutor do caminhão. Mesmo com as proibições e regras para a jornada de trabalho, muitos dirigem sem condições físicas. É preciso apartar a fiscalização rodoviária.

Caçamba
O grave acidente ocorrido no Rio, quando um caminhão ergueu a caçamba e enroscou na passarela, apresenta facetas muito preocupantes. Ora essa! Um motorista não percebe que a caçamba se ergueu a mais de 80km por hora? Mesmo que não haja alerta interno, é praticamente impossível não perceber que há um impacto na estabilidade do caminhão, principalmente num trecho em curva. Fala-se de um motorista que estivesse em condições normais de dirigir. Isso precisa ser averiguado rigorosamente.

Retoques:
* A grande expressão da criminalidade covarde foi Adolf Hitler, que comandou uma elite que aparentava correção e perfeição estética, ou até a legalidade. Karl Brandt era seu médico, que incentivava a eutanásia, principalmente para eliminar pessoas diferentes, debilitadas, ou que não se enquadrassem na definição ariana. Problema é que o pensamento desses mentecaptos permanece no ar, influenciando elites da mesma estirpe, que não querem dar oportunidade às minorias menos favorecidas pela sorte. Detestam pobres, mas se beneficiam da pobreza!
* Toda a pessoa deve reservar para si seu tempo de ócio. É quando a gente ajusta a vontade e coloca idéias em posição de serem deflagradas. Mandela, o herói do século, formou sua convicção e estratégia nas reflexões da prisão, durante 20 anos.
* Muito bonita a peça publicitária que reúne adolescentes, e a mocinha canta: “ Tô bem, entrei para faculdade com Enem.” Como é belo abrir caminhos em plena juventude. Mas, sem os cuidados, vai acontecer o que é muito comum e preocupante, mudando uma letra no texto, e a menina vira mãe solteira: “Tô bem, entrei pra faculdade com neném...

Gostou? Compartilhe