Posse I
Nesta sexta-feira (31), em sessão solene no Plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha, às 14 horas, tomará posse a Mesa Diretora que comandará a Casa até o dia 31 de janeiro de 2015. Será o quarto e último ano da 53ª Legislatura. Conforme acordo firmado entre as bancadas, o atual 1º secretário da Mesa, deputado Gilmar Sossella (PDT), assumirá a presidência da Casa, tornando-se o 95º parlamentar a conduzir o Parlamento gaúcho desde que a Assembleia passou a ter prerrogativas legislativas, em 1835.
Posse II
Antes da sessão, a partir das 13ho, Sossella e o atual presidente, Pedro Westphalen (PP), estarão no Gabinete da Presidência, onde receberão os cumprimentos de autoridades e familiares. O acesso será pela Esplanada do Palácio Farroupilha, com entrada pelo Vestíbulo Nobre. Os demais convidados serão encaminhados ao plenário. Em caso de ocupação máxima do plenário, o público poderá acompanhar a solenidade por um telão instalado no Teatro Dante Barone.
Posse III
A sessão será aberta pelo atual presidente. Após a execução do Hino Nacional, pelo violonista Carlos Ariel Debona, será lido o termo de renúncia da Mesa atual e procedida a eleição e posse dos novos integrantes da Mesa. A cerimônia segue com pronunciamento de Westphalen e a transmissão do cargo a Sossella. Este será convidado a assumir seu lugar à mesa e, então, fará seu primeiro pronunciamento como presidente. A cerimônia se encerra com a execução do Hino Riograndense. Após a posse, Sossella concede entrevista coletiva no Salão Júlio de Castilhos.
Chapa única
Pelo acordo firmado no começo da 53ª Legislatura, as quatro maiores bancadas da Casa Legislativa (PT, PMDB, PP e PDT) ocupam a presidência, uma a cada ano. De acordo com o artigo 23 do Regimento Interno, a composição da chapa única deve ser apresentada ao Departamento de Assessoramento Legislativo (DAL) até duas horas antes do início da sessão, isto é, meio-dia de sexta-feira. A chapa é composta por 11 parlamentares - sete titulares (presidente, 1º e 2º vice-presidentes, 1º, 2º, 3º e 4º secretários) e quatro suplentes de secretário - que devem ser eleitos pela maioria absoluta dos votos (28 votos favoráveis).
Reforma ministerial
A presidenta Dilma Rousseff anunciou, a troca de três ministros de sua equipe. A Casa Civil, até agora chefiada por Gleisi Hoffmann, será ocupada pelo atual ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Para o lugar de Mercadante, vai o o secretário executivo da Educação, José Henrique Paim Fernandes. O Ministério da Saúde será ocupado por Arthur Chioro, atual secretário de Saúde de São Bernardo do Campo, São Paulo. Chioro substituirá o ministro Alexandre Padilha.
Mestrado da Imed
O Programa de Pós-Graduação em Administração da Imed segue com inscrições abertas para o processo seletivo do curso de Mestrado. Elas podem ser feitas pelo site www.imed.edu.br até o dia 12 de março. Neste processo são oferecidas 20 vagas. O Edital completo com a documentação exigida para inscrições está disponível no site da Imed. O programa está estruturado na área de concentração “Gestão das Organizações” –, que comporta duas linhas de pesquisa: “Gestão Estratégica e Relações com o Mercado” e “Estudos Organizacionais Contemporâneos”. Mais informações podem ser obtidas junto a Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Administração, das 13h30 às 18h, pelo telefone (54) 3045.9063 ou pelo email [email protected].
Música na praça
O programa Música na Praça segue de hoje a domingo com diferentes atrações. Lançado em dezembro do ano passado, o Música na Praça irá apresentar um total de 48 shows de bandas locais, valorizando a cultura e abrindo espaço para os artistas da terra. Nesta semana, os shows programados são: nesta quinta-feira (30), tem Na Boca, Ouvido e Dedos na Praça do Boqueirão. Nesta sexta-feira (31), a banda Duodeno se apresenta na praça Santa Teresinha. No sábado (01), a Mil Cantos realiza show na praça Ernesto Tochetto, no centro da cidade. Já no domingo (02), a Praça Antonino Xavier, em frente ao Hospital da Cidade, recebe o músico Tiago de Moura. Todos os shows acontecem a partir das 19 horas.
Nossa Senhora Aparecida
O vice-prefeito Juliano Roso recebeu moradores e representantes de entidades do Bairro Nossa Senhora Aparecida, na tarde desta quinta-feira (30). Na pauta, o funcionamento da unidade básica de saúde. Segundo a comunidade, é importante que sejam definidas as diretrizes para o número de profissionais da área da saúde e horários. Na próxima semana, uma reunião será realizada no bairro para organizar a questão de acordo com as necessidades da população beneficiada pelo atendimento. Participaram do encontro representantes da associação de moradores, escola e associação de pais da escola, Igreja, Dati e Pastoral do Idoso.