Ar condicionado e ventiladores a todo vapor! Eles estimulam as vendas do mês de janeiro, mas o efeito Copa do Mundo também está sendo fator essencial para esse aumento. O setor responsável pelas vendas de aparelhos de ar condicionado, climatizadores, ventiladores, roupas leves e de águas, sorvetes e sucos foram fundamentais nas vendas. A expectativa é que janeiro apresente um incremento de 7% em relação às vendas do mesmo período do ano passado. De acordo com o diretor da CDL, Valter Ceolin, o calor impulsionou de forma significante as vendas desses setores. No ramo dos aparelhos de ar condicionado, por exemplo, o gestor da empresa Estino, Roberto Estivalete, afirmou que as vendas aumentaram cerca de 200% em relação ao verão passado. A demanda está tão elevada, que na agenda de instalações, as datas disponíveis são apenas para depois de 20 de março. As três equipes que a empresa possui conseguem instalar cerca de oito aparelhos por dia. Já os consertos também possuem uma alta demanda. Cerca de 100 solicitações estão agendadas.
Segundo Ceolin, além do calor, o Efeito Copa é outro fator que está estimulando as vendas desse mês. “Com a antecipação das aulas, em virtude da Copa, a venda de material escolar reflete no aumento das vendas”. Além disso, as promoções antecipadas e, agressivas, também são fatores que impulsionaram o aumento das vendas em relação ao ano passado. “Esse panorama, era observado nos demais anos, apenas no final de janeiro e principalmente em fevereiro, já que as aulas não iniciavam tão cedo”. De acordo com Ceolin, a volta às aulas antecipadas impulsiona, não apenas a venda de materiais escolares, mas também refletem diretamente na compra de artigos como roupas e calçados. Aliado a isso, ele explica que os varejistas também tiveram que antecipar a compra dos artigos de inverno. “Esse é um ano atípico. Já que durante a Copa haverá períodos que setores irão parar, e por isso, a intenção é antecipar as vendas de inverno”.
A perspectiva é que em fevereiro, as vendas, principalmente nos setores ligados ao calor, continuem com o mesmo aquecimento. “Muitas pessoas estão na praia e deverão retornar no próximo mês e a expectativa é que esse grupo consuma, nesses setores”, disse Ceolin. Outro fator que deverá impactar é a ausência do Carnaval o que possibilitará um número maior de dias de vendas para os setores varejistas.
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