A arborização de praças, áreas de lazer dos bairros e vias públicas de Passo Fundo, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade, foi a principal ação do programa da Prefeitura de Passo Fundo “Uma Criança, Uma Árvore”. Desde o lançamento, em junho do ano passado, a Secretaria do Meio Ambiente realizou o plantio de mais de 1.700 árvores, número que acompanha os nascimentos registrados até dezembro de 2013.
A meta é realizar o plantio de cerca de 10 mil árvores durante os quatro anos de governo, além da manutenção e da preservação de áreas verdes da cidade. Conforme esclarece o prefeito Luciano Azevedo, o diferencial do programa já é apresentado em seu nome. “Plantaremos as árvores de acordo com o número de recém-nascidos registrados na cidade, todos os meses. Desta forma, cada muda representará uma nova vida que passa a fazer parte de nossa comunidade passo-fundense”, disse o prefeito. Cada criança é homenageada com um certificado. A metodologia de ação do programa se dá através de uma análise técnica dos locais de plantio, considerando espécies e época específica.
O plantio para 2014 permanece da mesma forma que ocorreu em 2013. As atividades são feitas pela gestão da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Conselho Municipal de Arborização Urbana (COMAU) e o Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA). A iniciativa ainda conta a parceria das Secretarias de Transportes e Serviços Gerais, do Interior, de Obras e de Planejamento, além da participação da comunidade. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Cia Ambiental também apoiam o programa
Programa tem 1,7 mil árvores plantadas em 2013
· 1 min de leitura