OPINIÃO

Fatos - 01/02/2014

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Pedra e vidraça

“Já fui pedra e já fui vidraça”, proferiu ontem o deputado estadual Gilmar Sossella, PDT, recém empossado presidente da Assembleia Legislativa. Num discurso que durou cerca de 30 minutos pregou a simbiose saudável entre os papéis dos poderes Legislativo e Executivo. “Nesta casa, onde a cada dia se revela um novo aprendizado, reforço minha certeza de que a crítica feita de um lado da Praça da Matriz deve ser tão responsável e efetiva quanto a ação executada do outro. Sim, estamos falando da relação de alto nível que deve haver entre poderes de Estado”, disse.  Acrescentou que, tanto o Tribunal de Justiça, quanto o governo do Estado devem encontrar no Parlamento um aliado de primeira hora e signatários incondicionais para tudo o que vier ao encontro da prosperidade do Rio Grande.

Compromisso

O discurso de Sossella foi conciliador a maior parte do tempo, mas firme quando assegurou que não decepcionará na defesa da independência entre os Poderes. “Teremos a disposição incansável do diálogo, mas não nos omitiremos de cobrar quando necessário”. Também acentuou que o Parlamento tem papel preponderante de cobrar de quem quer que seja o que é de direito do Estado. Neste aspecto defendeu postura firma do Parlamento em busca de uma solução para a dívida do Estado com a União. “A dívida com a União representa 91% da dívida geral do Estado. Em nenhum outro o endividamento é tão alto. É como se cada gaúcho estivesse devendo R$ 4,4 mil”, exemplifica.

Slogan

A gestão de um ano na presidência estará calcada no slogan “A Assembleia está presente na sua casa, fazendo a diferença na sua vida”. A proposta reforça a veia municipalista do deputado. A defesa de que a Assembleia deve tomar frente na discussão sobre a dívida do Estado, por entender que este tema não deve estar restrito ao governo, projeta o resultado nos municípios. Um estado economicamente forte e sem dívida terá igualmente municípios pujantes. 

Prestígio

Além do governador do Estado Tarso Genro, secretários, representantes do Judiciário, prestigiaram a posse de Sossella os ex-governadores Alceu Collares, PDT, e Olívio Dutra, PT.  Também presente o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o vice-prefeito de Passo Fundo Juliano Roso, a senadora Ana Amélia Lemos, PP e o reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza.

Paraíso

Para prefeitos, deputados e autoridades, a posse de um presidente da Assembleia é sempre um paraíso. Emissoras de rádios, jornais e TVs de várias partes do Estado oportunizam espaço abundante. É só circular que está no ar, na foto ou no vídeo.

Gostou? Compartilhe