Festa de Navegantes será domingo

Homenagens à Nossa Senhora dos Navegantes terá procissão fluvial no Rio Taquari

Por
· 1 min de leitura
Procissão: mais de 70 anos de tradiçãoProcissão: mais de 70 anos de tradição
Procissão: mais de 70 anos de tradição
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Neste final de semana, 1º e dois de fevereiro, acontece a tradicional a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Sede Independência, em Passo Fundo. A localidade também é conhecida como Taquari. Na divisa com o município de Marau, junto à ponte da RS-324 sobre o Rio Taquari-Mirim, está localizada a Capela Nossa dos Navegantes. Fé e devoção na procissão pelo Rio Taquari na homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes não é de hoje. Os moradores da localidade não precisar desde quando é realizada a procissão. Porém, os mais antigos afirmam que há mais de 70 anos vem sendo realizada.

A Festa de Navegantes é o principal evento da comunidade que, assim, está sempre envolvida na sua organização e preparativos. Paulo Pol, presidente da comunidade, informou, ontem, que os preparativos eram intensos. “Não sabemos volume exato de pessoas que vem para festa”, explicou. Mas, com base em edições anteriores, acredita que milhares de pessoas passarão pela capela no fim de semana. A Capela de Navegantes está sob jurisdição da Paróquia de São Cristóvão. Os atos litúrgicos, missa, procissão e bênção, serão ministrados pelo padre Wilson Lill.

Programação
O tríduo preparatório à festa ocorreu de quarta a sexta-feira. Neste sábado ao meio-dia haverá o primeiro churrasco no salão da comunidade. Domingo, às 10h30, ocorre a missa dedicada à Nossa Senhora dos Navegantes. Em seguida, ponto alto da festa: a procissão fluvial com a imagem de Navegantes pelo Rio Taquari. Atendendo exigências de segurança, para entrar no cortejo pluvial é necessário usar colete salva-vidas. A imagem é transportada em uma das balsas, construídas sobre pequenas canoas especialmente para a procissão. Quem não acompanha de barco, segue pela margem até a ponte da RS-324. Por água ou por terra, é tradicional a participação de crianças vestidas de anjos, enquanto muitos devotos lançam as rosas sobre o leito do Taquari.
Após a procissão fluvial, a imagem de Navegantes volta ao altar da capela onde recebe mais homenagens. Também nesse momento ocorre à benção da garganta, com a invocação de São Brás. Logo depois, no salão anexo, é servido o churrasco que pode ser adquirido antecipadamente. Após o almoço, as festividades prosseguem com uma tarde dançante com a Banda Estrada Sul.

 

 

Gostou? Compartilhe