Criado em 1995 por um mutirão popular, o ambulatório Adolfo Groth localizado no loteamento Professor Schisler hoje atende uma população vinte vezes maior do que na época que foi inaugurado. O constante aumento de moradores naquela região preocupa a associação de moradores no que se refere ao número de integrantes na equipe desta unidade, além do atual prédio alagar todas as vezes que chove e ter problemas de acessibilidade para pessoas doentes e idosas. Beto Spinelli, Presidente da Associação de Moradores do Schisler (APROSCHIS) questiona a demora na troca do prédio já que foi sugerido um imóvel em condições de abrigar inclusive duas equipes e desta forma atender as mais de 1,5 mil famílias daquela região. Ele diz que além do prédio atual estar em péssimas condições a equipe foi reduzida e sem médico e enfermeira a UBS fica aberta apenas com um técnico de enfermagem e uma agente de saúde. “Deram férias e não repuseram os funcionários e desta forma a população fica sem atendimento”, diz o presidente que ainda destaca que esta unidade estará responsável por mais 180 famílias que estarão se instalando nos próximos meses no Loteamento Parque do Sol.
Eliana Bortolon, secretária adjunta de saúde, diz que foi autorizado a troca de prédio e o aluguel de outro imóvel, mas o mesmo deve estar na área de abrangência da unidade e ter as condições legal. Quanto aos profissionais, a secretária destaca que o médico está de férias retornando nos próximos dias, assim como os demais profissionais.
Verba
A pedido da APROSCHIS foi desapropriado dois terrenos na esquina da Avenida Dona Sirlei com a Rua Coronel Bitaco para a construção do prédio próprio. O Prefeito Luciano Azevedo e deputado Beto Albuquerque, atendendo um pedido das lideranças, garantiram uma emenda de R$ 250 mil para a obra que estará na programação da secretaria de saúde no próximo ano.