Os dirigentes da ACCIAS receberam na tarde de segunda-feira (27) Jose Cairoli, pré-candidato ao governo do Estado pelo PSD, ex-presidente da Federasul e atual presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil. Cairoli apresentou o partido criado pelo ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab como de centro, livre de ideologias e disposto a colocar em praticas soluções para o desenvolvimento econômico e social.
I I
Acompanhado por Italo Marcon, fundador e presidente do PSD do município de Getúlio Vargas, se mostrou a vontade entre os empresários locais. O prefeito Geverson Zimmermann (PSDB), de Estação, que integra a direção da ACCIAS foi um dos poucos políticos presentes. Em que pese à sigla integrar a base de sustentação do governo Dilma (PT), Cairoli afirmou que o Brasil poderia ter crescido mais. Ele criticou os investimentos do BNDES o mega porto de Mariel, em Cuba.
I I I
O governo Tarso Genro (PT) não passou incólume das criticas do pré-candidato do PSD. Refutou o que chamou de “projeto de poder” do Partido dos Trabalhadores. Apontou como necessário um “projeto de Estado”. Jose Cairoli lamentou a criação da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). Ele questionou a postura dos deputados que aprovaram o reajuste do salário mínimo regional proposto pelo Piratini. Sobre o Congresso, lamentou que os mesmos que estavam no comando há 20 anos continuam em evidencia.
I V
Sobre as previsões do pleito de outubro, aposta que o PSD gaúcho deva eleger dois deputados federais e pelo menos dois estaduais. Ao fazer uma previsão realista quanto ao desempenho da eleição proporcional, deixa transparecer a fragilidade da sigla para se apresentar como uma terceira via. O PSD obteve o registro junto ao TSE a pouco mais de dois anos e ocupa hoje a quarta posição na representação nacional. Por fim, revelou que até o final de março o PSD gaúcho vai definir se alça voo solo ou se fecha aliança.
Curtas:
# Uma solenidade ocorrida na tarde de sexta-feira (31) marcou a posse do deputado Gilmar Sossella (PDT) na presidência da Assembleia Legislativa.
# O novo presidente do Palácio Farroupilha será o 95º deputado a conduzir o Parlamento gaúcho desde que a Assembleia passou a ter prerrogativas legislativas, em 1835.
# O prefeito Geverson Zimmermann (PSDB) reassumiu o cargo na última segunda-feira (20) após 15 dias de férias.
# Durante o período ele foi substituído pelo Vice-prefeito, Daniel Caramori (PP), que ressaltou no ato de transmissão de cargo o apoio recebido de todos os funcionários.
# O PMDB de Getúlio Vargas, presidido pelo vereador Eliton Andreta, já definiu os rumos para a campanha eleitoral de 2014.
# Documento enviado a Coordenadoria Regional informa a decisão tomada pela sigla no encontro realizado no dia 16 de janeiro.
# A posição dos filiados e dirigentes do PMDB local e contraria a aliança com o PT a nível nacional.
# Para disputar o governo do Estado nome proposto e do ex-prefeito de Caxias do Sul José Ivo Sartori e a preferência de alguém do PSDB para vice.
# Para o Senado quer como candidato o ex-governador Germano Rigotto e não Pedro Simon.
# Para a Assembleia a primeira opção é para a reeleição do deputado Gilberto Capoani e a segunda do deputado Alexandre Postal.
# Já para a Câmara Federal a primeira opção e a candidatura do deputado Marcio Biolchi e a segunda do deputado Alceu Moreira.
Dito & Feito:
A imprensa divulgou na quarta-feira (29) que uma decisão da Justiça Federal tirou a responsabilidade do Estado e do INCRA em reassentar e indenizar os mais de 350 agricultores da região do Mato Preto, apontada por laudo da Funai como terra indígena. No mesmo dia, Rodinei Candeia, Procurador do Estado, esclareceu através da internet que a noticia era incorreta, reduzindo o pânico entre os agricultores. Uma nota enviada a imprensa pela Hein, Buss & Sampaio Advogados, que representa os agricultores, também refuta as informações.