Universalização I
O município de Mato Castelhano não vai utilizar os R$ 44 mil depositados pela Secretaria Estadual da Saúde no Programa Saúde PSF Indígena. A decisão foi corroborada pelo Conselho Municipal da Saúde, depois que a Procuradoria da República e a Coordenadoria Regional da Saúde fizeram pressão para que o município apresentasse um plano de execução dos recursos. A prefeitura já havia determinado que não usaria o dinheiro para programas específicos voltados ao acampamento dos índios. Ontem, o prefeito o prefeito Jorge Agazzi, convocou o Conselho Municipal para analisar o caso e a decisão foi a mesma. A questão toda está em torno da universalização da saúde.
Universalização II
Na mesma reunião, o Conselho analisou o pedido dos indígenas que solicitaram um veículo para ser doado a SESAI, um órgão do governo federal que atende a Saúde Indígena. O Conselho desautorizou o Município a usar os recursos e solicitou que sejam devolvidos ao Estado e que este não deposite mais recursos para essa finalidade. O município entende que deve atender indistintamente a todos sejam índios, brancos e negros, não havendo razão para investimentos específicos destinados a um grupo de pessoas. A decisão mexe com um conflito que preocupa a região.
Referência
Sem mudar a decisão que já tomou, o ex-prefeito Airton Dipp está surpreso com o número de pessoas que tem lhe procurado para dizer que apoiam uma eventual candidatura sua a deputado federal. São lideranças trabalhistas de todo o Estado. Fica lisonjeado com as referências. Agora, quem quer conversar com ele é o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. Encontro será neste mês.
Agenda
O governador Tarso Genro estará na quarta-feira em Passo Fundo para lançar o Programa RS Mais Igual.
Comunicação
O jornalista Carlos Bastos assumiu a Superintendência de Comunicação da Assembleia. A jornalista passo-fundense Janice Santos é assessora direta do novo presidente Gilmar Sossella e o jornalista Cleber Bertoncello, que assessorava o gabinete, passa para a coordenação de imprensa.
Ausência
Foi sentida a ausência do prefeito Luciano Azevedo na posse de Sossella. Ele é o prefeito da maior cidade da região Norte do Estado e o novo presidente foi colega parlamentar por seis anos e tem sua base fincada na vizinha Tapejara.