Novo espaço aumenta capacidade de atendimento oncológico

Hospital da Cidade inaugura na noite de hoje ala para pacientes oncológicos. Atividade é a primeira em comemoração aos 100 anos da instituição

Por
· 1 min de leitura
Reforço no atendimento oncológico no 8º andar do novo prédio do HCReforço no atendimento oncológico no 8º andar do novo prédio do HC
Reforço no atendimento oncológico no 8º andar do novo prédio do HC
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mais 15 leitos começam a ser disponibilizados no Hospital da Cidade para o tratamento de pacientes oncológicos. Depois da inauguração, na noite de hoje (6), o Posto 12, que fica no 8º andar do novo prédio da instituição, começa a receber pacientes de convênios e particulares, aumentando em 50% a capacidade de atendimento. Com essa mudança, amplia-se também o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que serão exclusivos nos Serviço de Oncologia que já é oferecido no Posto 3.

“Estamos ampliando a estrutura, porque este atendimento que está sendo aberto é para convênios e particulares, mas se conseguimos transferir esta parte da população para este prédio específico, amplia o espaço para o SUS, que temos diretamente relacionado ao Posto 3. Acaba-se ampliando a estrutura em mais de 50%. São 15 leitos e mais de 10 lugares para os pacientes receberam tratamentos oncológicos, tanto da parte da cirurgia quanto da quimioterapia”, explica o médico oncologista Luís Alberto Schlittler, da Oncologia Clínica do Hospital da Cidade.
O hospital recebe atualmente cerca de 800 pacientes por mês no Serviço de Oncologia, que é referência para Passo Fundo e toda a Região Norte do Rio Grande do Sul. “Abrangemos um população muito ampla pelo SUS. Além de pacientes do sistema privado ou particular, que vêm de várias regiões, inclusive dos estados de Santa Catarina e Paraná”, destaca o médico.

O Serviço de Oncologia do Hospital da Cidade existe há mais de 10 anos. E há cerca de cinco anos passou também a contar com uma ala específica para pacientes oncológicos pediátricos, onde atendem dois profissionais especialistas nesta área. Também é realizado o atendimento em hematologia, onde são feitos os tratamentos de leucemias, anemias e alterações sanguíneas. Há quatro anos, a instituição também realiza a Residência em Oncologia: “é um serviço que está funcionando muito bem e pelo qual estamos formando oncologistas”, salienta Schlittler.

Gostou? Compartilhe