Uma das principais alternativas para aliviar os efeitos do calor, o sorvete não tem sido consumido apenas pelos humanos. No Centro de Acolhimento de Primatas e Aves (Primaves), em Bela vista, ele já faz parte do cardápio de bugios e macacos de diferentes espécies. O gelado à base de manga, pêssego e maçã, é preparado no local e servido durante à tarde. Um alívio para os bichanos suportar os 34º graus registrado na sexta-feira, em Passo Fundo. Assim que a diretora do Primaves, Mara Marques Ramos se aproxima com a bandeja lotada de sorvete, chamando cada animal pelo nome, inicia o alvoroço nos alojamentos. “Além de alimentar, ajuda a refrescar, eles gostam muito” diz.
Em razão das altas temperaturas, explica ela, os cuidados com os cerca de 178 animais, entre primatas e aves, redobraram e provocaram mudança de hábitos, principalmente na alimentação. Frutas como melancia e abacaxi são servidas geladas. A opção é sempre por alimentos considerados mais leves. No alojamento das araras, o banho de mangueira durante a manhã e tarde já virou rotina. No caso dos macacos e bugios, a estratégia é molhar o quintal para refrescar o telhado e o piso dos alojamentos. Outra preocupação constante é a qualidade da água consumida pelos animais. “Ela é trocada pelo menos três vezes ao dia. Os macacos costumam mergulhar os alimentos para lavar, então fica suja. O trabalho aumentou consideravelmente, mas a gente se desdobra para dar conta” explica a diretora.
O Primaves é um criadouro de finalidade conservacionista com capacidade para abrigar até 200 animais divididos em 42 recintos. O atendimento é feito por nove bolsitas da Universidade de Passo Fundo, e uma equipe coordenadora que cobre áreas científica, veterinária, administrativa e serviços gerais.
Banho bom pra cachorro
O calor também alterou a rotina no Clube dos Amigos e Protetores dos Animais, o Capa, em Passo Fundo. O local abriga cerca de 370 cães e 30 gatos. Vice-diretora da entidade, Silvia Bruschi Estery diz que, para evitar doenças e amenizar os efeitos de temperaturas acima dos 30º graus, os cachorros entraram no rodízio do banho. Os grupos se revezam diariamente. O cuidado com o canil também aumentou. São pelos menos duas limpezas diárias. O trabalho é feito por dois funcionários contratados, duas voluntárias que se revezam durante a semana, e outras duas nos finais de semana.