OPINIÃO

Fontes em Off - 10/02/2014

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Temporal

O temporal da última sexta-feira foi o responsável pela queda de árvores em diversos pontos da cidade, como a que aparece na foto, registrada no bairro Annes. A força do vento que veio antes da chuva foi responsável pelos estragos. Quem quiser informar sobre árvores caídas que precisam ser retiradas deve entrar em contato com a Secretaria de Transportes e Serviços Gerais.

Milho

Com mais de um milhão de hectares plantados, o Rio Grande do Sul deve colher na safra 2013/14 mais de cinco milhões de toneladas de milho, o que reforça a importância do grão para a economia gaúcha. O anúncio sobre a safra foi feito pelo governador Tarso Genro quando participou na manhã de sábado (8), da 3ª Abertura Oficial da Colheita do Milho no Estado, na granja Sartori, em Pejuçara.

PGE I

A Procuradoria Geral do Estado (PGE-RS), por meio da Procuradoria de Liquidação e Execução (PLE), apresentou mais de 15 mil cálculos de execução invertida no ano de 2013. A prática da execução invertida consiste em depois de transitada em julgado a decisão e definido que o autor da ação tem direito a receber valores do Estado, a PGE, ao invés de aguardar a propositura da ação executiva pela parte para receber esse valor, toma a iniciativa de apresentar os cálculos das quantias devidas, elaborados pelo seu corpo de peritos. De acordo com a equipe da Seção de Execução Invertida, a concordância da parte autora dos processos em relação aos cálculos apresentados pela PGE é de 90%.

PGE II

A PLE elabora previamente pesquisa acerca de eventuais ações idênticas para evitar o pagamento em duplicidade. Vencida essa etapa, e desde que exista viabilidade jurídica e técnica, o cálculo é imediatamente apresentado pela Seção de Execução Invertida. Devolvidos os autos aos cartórios com planilha contendo os valores devidos, as partes credoras são intimadas e, havendo concordância com os cálculos lançados pela PGE, o próximo passo é a expedição da RPV. A contadoria judicial tem, atualmente, mais de 40 mil processos aguardando elaboração de cálculo para execução. Desses, mais da metade estão aptos a adoção do novo procedimento.

 Patrocínio

Vinte e cinco  projetos culturais de todas as regiões brasileiras receberão patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no período de março a agosto deste ano. O valor do patrocínio, entretanto, será definido somente após negociação das contrapartidas com os proponentes, informou a assessoria de imprensa do banco. De acordo com anúncio feito pelo BNDES, das 658 inscrições consideradas válidas para a seleção, foram escolhidos  para apoio dez projetos de cinema, oito de música, cinco de literatura e dois de dança. A inscrição ocorreu pela internet entre 13 de novembro e 18 de dezembro do ano passado.

 Gripe I

A Secretaria de Saúde do México informou que diferentes tipos de gripe já provocaram a morte de pelo menos 421 pessoas no país em 2014. A maior parte delas, 390, faleceram após contrair o vírus Influenza A (H1N1). Ao todo, os dados oficiais apontam que 3.679 casos de gripe foram registrados este ano, sendo 3.114 da variante H1N1. Segundo os peritos, esse vírus, que provocou uma pandemia em 2009, converteu-se em um vírus de estação. O México foi o primeiro dos 35 países independentes das Américas afetado pelo vírus Influenza A(H1N1), que atingiu todo o continente a partir de março de 2009. Em 26 desses países foram registradas mortes em decorrência da gripe A. 

Gripe II

Em um ano, desde o início da pandemia, o vírus H1N1 causou a morte de mais de 1.100 pessoas no México e de 3 mil nos Estados Unidos. No Brasil, a gripe A foi responsável pela morte de mais de 2 mil pessoas. A secretaria de Saúde do México ressaltou que o vírus provoca quadros mais graves em adultos entre 35 a 55 anos que tenham alguma doença crônica, como obesidade e diabetes.

Gostou? Compartilhe