Corsan termina reparos

Falta de energia elétrica, na sexta-feira, deixou alguns bairros sem água até o domingo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Corsan terminou ontem de manhã, 10, os reparos na rede que foi danificada com o temporal de sexta-feira (07). De acordo com o coordenador operacional da empresa, Rubens Nunes Maciel, no sábado cerca de 80% da cidade já havia sido restabelecida. A Corsan realizou reparos na rede do Záchia, no domingo, garantindo o restabelecimento da água para 95% dos clientes do município. Segundo Maciel, ficou pendente uma parte do bairro Valinho, próximo ao Parque Industrial. Os técnicos passaram a manhã de segunda realizando os levantamentos, já que havia o registro de um vazamento no local.

Conforme Maciel, os problemas com a água ocorreram em função da falta de energia elétrica na noite de sexta-feira. “Até recuperarmos toda a energia na rede e restabelecermos o sistema, demorou um tempo, o que causou todo esse incômodo”, explica. Segundo o coordenador operacional, a pressão que ocorreu no encanamento quando o sistema voltou a funcionar, pode ter causado um rompimento na rede do bairro Valinho.

Coloração da água
É comum observar a mudança na coloração da água quando ocorrem problemas semelhantes ao do último final de semana. Maciel explica que um elemento chamado manganês – encontrado na água doce – se adere ao tubo e permanece enquanto grudado a ele enquanto a água estiver passando. “Quando a energia é cortada e o reservatório seca, ele se solta da tubulação dando cor a água”, diz.
Ainda de acordo com o coordenador operacional, são mais de 150 hidrantes no município, o que permite aos técnicos realizar a limpeza na tubulação logo quando o sistema hídrico volta a funcionar. “Sempre fica um resto que vai chegar até as casas, mas é questão de dois minutos com as torneiras abertas, para que a cor volte ao normal”, elucida. Maciel ainda deixa claro que a cor não interfere na qualidade do líquido. “A água é potável e pronta para o consumo”, conclui.

Gostou? Compartilhe