Formado por 10 comunidades e com uma população de aproximadamente 10 mil pessoas, o bairro Integração de Passo Fundo deve receber ainda no primeiro semestre de 2014, a primeira escola estadual de ensino médio. O anúncio foi feito na manhã de ontem, pela coordenadora da 7ª Coordenadoria Regional de Educação, professora Marlene Silvestrin, com base no decreto de nº 51.127, assinado pelo governador do estado, Tarso Genro, autorizando a criação do educandário, que deverá ter uma área mínima de 10 mi metros quadrados. Inicialmente, a escola vai oferecer vagas para alunos do primeiro ano do ensino médio durante o turno da noite, e será instalada nas dependências da escola municipal Diógenes Martins Pinto, no bairro Professor Schisller.
A partir do decreto, o passo seguinte será o credenciamento e a liberação da autorização de funcionamento. “Temos uma lista de requisitos que precisam ser contemplados para iniciarmos os trabalhos, um deles é o Plano de Prevenção de Combate a Incêndio (PPCI)” diz Marlene. A previsão é de que as aulas iniciem ainda no primeiro semestre deste ano. Alunos residentes no bairro, já matriculados em outras escolas, poderão solicitar a transferência de matrícula para evitar os deslocamentos. Quem não estiver matriculado, também poderá fazer a inscrição e retomar os estudos. “Temos cinco escolas municipais de ensino fundamental no Integração e nenhuma de ensino médio. Estamos concretizando um sonho que iniciou lá em 2011 com a participação de diversos atores” destacou a coordenadora, durante solenidade no gabinete da 7ª CRE.
Presente no ato, a diretora da escola Diógenes Martins Pinto, professora Silva Maira Rosa, disse que a direção já antecipou algumas obras para receber as primeiras turmas do noturno, entre elas, a reforma da biblioteca, laboratórios de informática, de química e física. “Só precisamos do PCCI” adiantou.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já