Falta vontade
Perdi as contas de quantas vezes escrevi sobre falta de vontade política e confesso que cada vez que sou obrigada a tirar da gaveta esta velha expressão, sinto náuseas. Falta de vontade política poderia ser nome de filme de terror. Pois não tem outra explicação senão dizer que falta vontade política para resolver dois problemas crônicos vivenciados pela comunidade de Passo Fundo, extensivos à região. O primeiro, e mais grave de todos, refere-se ao Presídio Regional. Uma casa prisional que abriga três vezes a sua capacidade e que é o espelho local da crise do sistema carcerário brasileiro. Perdemos uma verba de mais de R$ 12 milhões por incompetência absoluta do Estado em gerenciar a construção de uma nova penitenciária. Perdemos. O outro diz respeito ao aeroporto Lauro Kortz, que tem uma importância logística excepcional para a economia da região, mas não consegue avançar quando se trata de ampliação ou simples melhorias.
BuRRocracia
Há cerca de 10 dias, ON noticiou que a instalação de uma caixa d´água na seção de combate a incêndios do aeroporto, elevaria a categoria do mesmo, qualificando-o para operação de aviões maiores. Pois a instalação da caixa d´água que parece ser algo tão simples, não é quando tratamos de serviço público. Primeiro: a empresa que seria contratada não apresentou toda a documentação; segundo: um novo processo deve ser aberto para contratar outra empresa, o que deve levar mais 30 dias. Terceiro: se tudo der certo, a nova empresa levará mais 30 dias para fazer a obra. E estamos falando só de uma caixa d´água.
Planejamento
A bancada governista na Câmara de Vereadores terá a primeira reunião com o prefeito Luciano Azevedo entre quinta e sexta-feira. No encontro, o prefeito vai apresentar o conjunto de projetos que serão importantes estrategicamente para a administração no decorrer deste ano e definir a demanda do primeiro semestre do ano.
Espaço
A direção do PMDB de Passo Fundo tem se reunido com frequência com o chefe do Executivo, reivindicando mais espaço da administração. A promessa é de que o PMDB voltará mais uma secretaria. Mas, sem prazo.
Emater
Excelente a escolha do tema para a audiência pública da Expodireto. O futuro da Emater é assunto que interessa a todos, inclusive e, principalmente, à população das zonas urbanas. A Emater é indispensável para a agricultura familiar e nós, urbanos, não somos ninguém sem o trabalho do homem do campo. Simples assim.
Comissões
Deputado Diogenes Basegio, PDT, vai integrar a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia e se manterá presidente da Comissão Especial de Participação Popular.