OPINIÃO

Fontes em Off - 15-16/02/2014

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Anel Viário I
Segue o trabalho no traçado do Anel Viário, no trecho da Rua Duque de Caxias, entre a Rua Coronel Pelegrini e a Rua Ângelo Pretto. Devido à chuva de sexta-feira (14), a equipe suspendeu os serviços da manhã e retornou à tarde para conclusão. A liberação do trecho está prevista para o final de semana, se o tempo não ficar instável. Após a conclusão da pavimentação, a equipe também fará o levantamento de grelhas das bocas de lobo e das sarjetas, a fim de nivelar os suportes na altura do novo asfalto e facilitar o escoamento da água.

Anel Viário II
O novo trecho, que abrange a Rua Ângelo Pretto, da altura da Rua Duque de Caxias até a Rua Humberto de Campos, deve iniciar na próxima semana. A Corsan finalizará duas ligações da rede de água nas imediações para a obra ser viabilizada. O Anel Viário está previsto em contrato assinado entre o governo municipal e o Banco Interamericano de Desenvolvido (BID). As ações feitas correspondem aos módulos 3 e 5 do Anel Viário.

Residência médica
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo, através da Comissão de Residência Médica, do Internato e dos Estágios (COREME) informa que estão abertas as inscrições para o Concurso de Seleção à Residência Médica 2014 – Complementar I, no período de 05 a 10 de março de 2014, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, no HSVP. As inscrições podem ser feitas na COREME do HSVP, pelo fone (54) 3316-4000 ramal 8406, fax (54) 3316-4015 e site www.hsvp.com.br. Mais informações e outras exigências do concurso constam no Manual do Candidato disponível no site www.hsvp.com.br.

Sine
A agência do Sine Passo Fundo está com dois telefones novos para atender a população: 3317-2789 e 3313-2951. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 horas ás 14 horas, sem fechar ao meio dia.

MPT
No ano de 2013, o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) recebeu 5.695 denúncias relacionadas a irregularidades trabalhistas. Após investigações, 1.122 termos de ajustamento de conduta (TACs) foram firmados e 283 ações civis públicas (ACPs) foram ajuizadas na Justiça. Em 2012, foram 5.646 denúncias, 1.155 TACs e 140 ACPs. No Estado, 57 procuradores do Trabalho atuam na preservação das garantias fundamentais e sociais dos trabalhadores, em procuradorias localizadas nas cidades de Porto Alegre, Passo Fundo, Santa Maria, Santo Ângelo, Pelotas, Uruguaiana, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e Novo Hamburgo.

Economia
O Banco Central (BC) divulgou nesta sexta-feira (14) e o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). Pelo índice, a economia em 2013 cresceu 2,52%. O índice oficial de crescimento da economia do ano passado só deverá ser divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no fim deste mês.

Recorde
O plantão de emergência do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT/RS), que atende 24 horas pelo número 0800-721-3000, registrou 2.737 solicitações em janeiro, batendo seu recorde mensal, anteriormente registrado em dezembro de 2007. Com uma média de 88 atendimentos ao dia, as principais exposições tóxicas ocorreram com animais peçonhentos (1.143), medicamentos (627) e saneantes, inseticidas domésticos e raticidas (404). Cerca de 85% dos atendimentos foram acidentes ocorridos no interior do Estado.

Agentes de trânsito
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6456/13, do deputado Amauri Teixeira (PT-BA), que inclui a categoria de agentes de trânsito e transportes entre as atividades consideradas periculosas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O projeto altera a CLT, que prevê adicional de periculosidade de 30% sobre o salário para essas atividades. Segundo o deputado, atualmente a categoria contabiliza a média de 15 mortes por ano – número proporcionalmente superior às vítimas nas Forças Armadas e na Polícia Militar.

Pizzolato
O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado a 12 anos e sete meses de prisão na Ação Penal 470, o processo do mensalão, e preso na Itália no último dia 5 de fevereiro, foi denunciado pela polícia de La Spezia por substituição de pessoa, falso testemunho a um oficial público e falsidade ideológica. Pizzolato fugiu para o país europeu depois que sua sentença foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado.

Senado
O Congresso se reúne na próxima terça-feira (18) para examinar quatro vetos presidenciais. A sessão está marcada para as 19h no plenário da Câmara dos Deputados. O item mais polêmico é o que resultou na rejeição integral de projeto que facilitava a criação de municípios. Também estão na pauta os vetos sobre o repasse de recursos públicos às universidades comunitárias; o que normatiza a travessia de pedestres próximos às escolas; e o que regula a condução de veículos de emergência. Desde dezembro, com a promulgação da Emenda Constitucional 76, deputados e senadores apreciam vetos em votação aberta.

 

Gostou? Compartilhe