Pais podem dar sugestões ao calendário escolar

Reuniões nas escolas municipais servirão para equipes diretivas apresentarem as propostas e para que os pais possam debater e entender as datas e recessos

Por
· 1 min de leitura
Aulas do ensino fundamental começam dia 24 de fevereiro na rede municipal. Educação infantil já retornouAulas do ensino fundamental começam dia 24 de fevereiro na rede municipal. Educação infantil já retornou
Aulas do ensino fundamental começam dia 24 de fevereiro na rede municipal. Educação infantil já retornou
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Deixar os pais cientes e entendendo as datas fixas do ano letivo e períodos de recesso é o principal objetivo das reuniões de debate do calendário escolar. Nas primeiras semanas de aulas nas escolas de ensino fundamental os pais serão chamados para apreciar e dar sugestões ao calendário escolar. Na educação infantil, que já começou o período de atividades regulares, este processo já começou.

Antes do início do ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação organiza um calendário com as datas que são fixas, tais como o primeiro dia de aula, o cálculo para o recesso de final de ano e o período de formação dos professores, tendo como foco os 200 dias mínimos obrigatórios de aulas e as 800 horas/aula. “É organizada uma tabela, uma sugestão de calendário, com as datas que são fixas, estipuladas pela própria secretaria, como por exemplo, o início do ano letivo, o número de dias letivos, datas de recessos. Também contemplados outras datas que coincidem com o calendário da secretaria, como a formação continuada e os seminários. Toda essa programação é fornecida para as escolas”, explica a coordenadora de Educação Marla Debastiani Maffi, da Coordenadoria de Educação da Secretaria Municipal de Educação.

Com base nessas datas preliminares, as direções organizam as suas atividades e projetam um calendário próprio da escola que então será apresentado aos pais. “Cada escola faz a sua própria sugestão, cuidando essas datas que são fixas e apresenta para a sua comunidade escolar que então vai fazer a aprovação ou não”, completa. Para a apresentação aos pais e comunidade escolar são convocadas reuniões que serão amplamente divulgadas pelas equipes diretivas.

No caso da educação infantil, estas reuniões já estão ocorrendo. “A educação infantil já tem data marcada de entrega do calendário para a secretaria com aprovação dos pais, que é dia 7 de março. Isso, porque já começou as atividades no início de fevereiro, então já teve o tempo de conhecer os pais e fazer a adaptação das crianças” destaca Marla.

Gostou? Compartilhe