Família
Por mais que já escrevi não me canso de repetir que somente teremos avanços em algumas questões sociais quando enfrentarmos de frente o problema que afeta todas as famílias brasileiras. Um caos o desinteresse de alguns pais na criação dos seus filhos. A terceirização chega a ser uma ofensa para aqueles que trabalham, mas não tem obrigação de dar amor, limites e exemplos às crianças.
Família II
Falo sobre os professores e não apenas no ensino infantil e sim de todos os níveis. O professor pode e tem feito ao longo da história do mundo o seu papel e colaborado com as famílias, mas o papel dos pais é dos pais e não pode ser terceirizado. Isto tem sido feito de forma escancarada e muitas vezes com o aval de governos com o tão mal falado assistencialismo. Reuniões de pais não chegam a contar com 10% dos responsáveis pelos alunos e depois os problemas aparecem e são graves e muitos sem solução.
Conselho Tutelar
Outro órgão injustiçado é o conselho tutelar e seus representantes. Os pais deseducam durante anos e quando seus filhos chegam aos dez, doze, quinze ou dezesseis anos esperam que num passe de mágica os conselheiros vão resolver. Amor, limites e exemplos Devem vir de casa e desde o nascimento das crianças, pois desta forma teremos bons filhos e bons cidadãos.
Planejamento
Existem aqueles que se recusam a falar sobre o tema e outros mais radicais querem o controle de natalidade. Penso eu com minhas dúvidas e ignorâncias que o Brasil teve começar e debater o planejamento familiar com a sociedade e terminar com a ideia que quanto mais filhos, mais benefícios.
Planejamento II
É gravíssimo vermos milhões de brasileiros serem usados como massa de manobra e acreditarem que geração após geração devem depender do estado. Não critico aqui os programas sociais, pois estes tiraram e tiram milhões de pessoas da miséria, mas outros tantos continuam acreditando que estes benefícios são eternos e se recusam a emancipar-se. Efetivamente tirar da miséria e garantir emprego e dar condições e obrigações para o individuo estar emancipado e não dependente de programas através de décadas.
Planejamento II
Quando eu falo em planejamento não me refiro apenas em preocupar-se com a alimentação dos filhos e sim na educação dos mesmos. Em participar da escola, saúde e lazer dos filhos. Este tema já é realidade em muitos países, mas no Brasil lamentavelmente ainda tememos e fazer o debate e criar o programa. Sair da miséria é sair da dependência e se não podemos fazer isto com os pais, devemos investir isto na geração dos filhos.
Educação
Emocionante fazer a visita técnica na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dyogenes Martins Pinto que receberá a Escola Estadual de Ensino médio do Bairro Integração ainda em 2014. Emocionante por ver que a Direção daquele educandário municipal, seus professores e funcionários estiveram empenhados nas férias para deixar uma escola remodelada e também por ver um sonho acalentado por décadas perto de ser concretizado.
Educação III
Salas novas, pintadas e biblioteca com todos os recursos tecnológicos. Refeitório e salas de aula uma nova roupagem e o laboratório de informática com o dobro de equipamento e 100% ligados à internet. Uma escola que respira cidadania e com isto há quinze anos vai construindo seu futuro. Me recordo em 1998 um escola com as quatros séries iniciais e hoje com o fundamental completo e mais o EJA. Parabéns, pois a educação feita nos bairros através das escolas públicas é a educação que sonhamos para o Brasil. Ao visitar a escola Dyogenes Martins Pinto me convenço que a união das comunidades com a educação produz milagres e neste caso se trata de formação de pessoas que desbravam o mundo através do que aprenderam naqueles bancos escolares.
Orgulho
Assim como muitas escolas públicas a EMEF Dyogenes tem alunos que lá receberam a formação do ensino fundamental e hoje estão no ensino superior. Adauane Oliveira se formou nesta escola e depois no EENAV e hoje esta na metade do curso de odontologia. Orgulho desta menina que vi se formar no primeiro ano do ensino médio e de tantos outros que concretizam seus sonhos através da boa educação. Educação é o caminho e a pública só precisa ser valorizada e respeitada.