OPINIÃO

Fontes em Off - 18/02/2014

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Tô Dentro
Em reunião com o prefeito Luciano Azevedo, a vereadora porto-alegrense Any Ortiz conheceu detalhes do Programa Tô Dentro, curso preparatório para o Enem. Any, que trabalhou com Luciano na Assembleia Legislativa, em 2012 mantém contato com o prefeito para trocar ideias e experiências. “Meu primeiro mandato como vereadora da Capital tem sido voltado para a educação e a geração de renda. Apresentamos algumas propostas nessa área, com destaque para a que prevê incentivo fiscal às empresas que financiarem o ensino superior de seus funcionários”, explicou Any. Nesse sentido, a vereadora destacou que o programa implementado com sucesso em Passo Fundo pode contribuir muito com a realidade de outros municípios.

Médicos
Outros 56 profissionais do programa Mais Médicos foram recepcionados ontem no Estado. Os médicos são diplomados fora do país e integram o terceiro ciclo do programa, com nacionalidades uruguaia, mexicana, argentina, portuguesa e brasileira. Os profissionais seguem agora para a semana do acolhimento. Nesse período, que irá até o dia 27 deste mês, o grupo receberá informações e terá palestras sobre o funcionamento da saúde pública no Rio Grande do Sul.

Agronegócio I
A estiagem prolongada e atípica, registrada no início deste ano, vai afetar algumas culturas agrícolas que terão quebra de safra e de produção, segundo especialistas do setor. O presidente do Conselho Superior do Agronegócio, da Federação das Indústrias de São Paulo (Cosag-Fiesp), João Sampaio, disse que esse é o caso da cana-de-açúcar, café, laranja, que deverão apresentar quebra. Ele não acredita, entretanto, que o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio venha a ser afetado. O que normalmente ocorre, quando há quebra de safra, disse ele, é que os preços sobem e a receita bruta do agronegócio pode não ser impactada.

Agronegócio II
O presidente da Sociedade Nacional da Agricultura (SNA), Antonio Alvarenga, se mostrou mais otimista. Ele acha que a estiagem comprometeu pouco a safra de grãos. “Poderia ser um pouco melhor, mas não chegou a comprometer”. No caso de culturas como café, ele acha que essa perda é muito limitada ainda.

Energia
Segundo o Relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) de ontem (17) a situação dos reservatórios não apresenta variação significativa em relação à da semana passada, apesar da ocorrência de chuva em áreas importantes como São Paulo e Goiás, onde estão situados importantes reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste. No subsistema, os reservatórios estavam ontem em 35,5% de sua capacidade máxima, percentual estável em relação ao sábado. No subsistema Sul, o nível dos reservatórios permanece estável em 43% de sua capacidade. O ONS destacou que a melhor situação do ponto de vista do armazenamento é a do subsistema Norte, onde os reservatórios chegaram a 73,6% de sua capacidade – variação de 12,8% em relação ao sábado. No subsistema Nordeste, o índice era 42,4%no domingo.

Acampamento
Um acampamento de ativistas em defesa dos direitos dos animais começou a ser montado ontem no gramado em frente ao Congresso Nacional para pressionar parlamentares a aprovar projetos de lei que contemplem a causa. O Acampamento Nacional pelos Direitos dos Animais contava com cerca de 60 pessoas e 30 barracas na manhã desta segunda-feira. A coordenação do movimento espera mobilizar mais de mil pessoas até quinta-feira (20) em Brasília. Na pauta de reivindicações do movimento estão a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar maus-tratos a animais e a aprovação do Projeto de Lei (PL) 1.376/2003, que regulamenta a esterilização gratuita de cães e gatos para controle sanitário e de natalidade, para impedir que o procedimento seja feito sem critério nos centros de zoonose.

Gostou? Compartilhe