Pequena participação

População não demonstra interesse em participar da consulta pública sobre o transporte coletivo urbano, tanto nas audiências quanto pela Internet

Por
· 1 min de leitura
Site está disponível na página da prefeitura e possibilita a sugestão para o novo modelo de transporte.Site está disponível na página da prefeitura e possibilita a sugestão para o novo modelo de transporte.
Site está disponível na página da prefeitura e possibilita a sugestão para o novo modelo de transporte.
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A consulta pública do transporte coletivo urbano é a primeira etapa do processo preparatório de licitação. Mas o seu principal objetivo, ouvir a população, está com dificuldades para ser atingido. A administração elaborou uma série de estratégias para possibilitar a participação, quase que universal da comunidade, mas não está recebendo a resposta que esperava. Segundo o secretario de Transportes e Serviços Gerais, Cristian Thans, a população pode participar através do site, apontando sugestões e também através das audiências públicas e setoriais. Porém, na sua avaliação o resultado não está satisfatório. “A internet, por exemplo, possibilita um acesso universal, mas desde setembro o site teve pouco mais de 300 participantes”, avalia.

A audiência pública regionalizada aconteceu em novembro do ano passado e não apresentou o público esperado. A reunião foi no bairro Vera Cruz, e contou cerca de 30 pessoas. Conforme o secretário, a intenção era trazer a comunidade, de loteamentos vizinhos, que compõem a região da grande Vera Cruz, mas o resultado não foi obtido. “Nós esperávamos uma participação maior das pessoas, já que esse assunto foi tão falado no ano passado, mas não estamos vendo isso”. Segundo o secretário, as audiências já acontecem no inicio da noite, para possibilitar a participação da comunidade. A próxima audiência acontece na próxima quinta-feira (27), às 19h30, no bairro São José. Como estratégia para tentar mobilizar um número maior de pessoas, Thans explica que, presidentes dos bairros, que circundam o bairro São José estão mobilizando a população e fazendo um trabalho mais amplo de divulgação. 

As próximas atividades não possuem data definida, mas devem ser realizadas até o final do mês de março. Após a realização da audiência no bairro São José, as demais devem acontecer respectivamente nos bairros Boqueirão, São Cristóvão e Centro. Thans destaca a importância da participação da comunidade e salienta que aqueles que não puderam participar por algum motivo, das modalidades presenciais, devem opinar através do site.

Como participar
Além das consultas nas audiências públicas e setoriais a população pode apontar sugestões para o novo modelo de transporte coletivo urbano na cidade através do site.

Gostou? Compartilhe