Com quase 72 anos de história, a Sociedade de Auxílio à Maternidade e à Infância (Sami) necessita do apoio da comunidade para terminar a tão sonhada sede da entidade. A Sami atende, principalmente, crianças e adolescentes vítimas ou com suspeita de violência sexual, através do Centro de Estudos e Proteção à Infância e Adolescência (Cepia). Além disso, abrange uma escola de educação infantil com turno integral. O novo prédio terá quatro pavimentos com salas de aula, berçário, refeitório, salas para o setor administrativo e um amplo local para o Cepia.
Só em 2013, a Sami atendeu 237 casos de violência, sendo 80% referente a abuso sexual. A atual sede funciona em imóveis antigos e que não comportam novas ampliações. Para oferecer um atendimento com toda a estrutura física e condições de acessibilidade, a entidade iniciou a construção de uma sede nova, em abril do ano passado, com recursos oriundos da venda da atual sede e com doações de empresários e da comunidade. “Estamos terminando a cobertura, fazendo o reboco externo e interno, assentamento de piso e agora entramos na fase de acabamentos que é rápida, mas o gasto é muito grande”, salientou a presidente da Sami, Laura Bordignon.
A Sami funciona na rua Moron, 2260, Centro, ao lado do ginásio do Colégio Notre Dame. A nova sede também será na rua Moron, há alguns metros do atual endereço. As doações podem ser feitas através de depósito bancário, na própria entidade ou em doações de materiais como divisórias internas, vidros, forro interno, tintas, cimentos, entre outros. “Nossas crianças e adolescentes merecem melhores condições. Temos esperança que com o esforço da entidade e participação efetiva da comunidade nós vamos conseguir concluir. Esta obra é para a comunidade”, destacou Laura.
Como ajudar:
Informações sobre os materiais necessários e como contribuir financeiramente, através do telefone (54) 3312-2905. Os interessados também podem fazer depósito bancário: Banco Banrisul, agência 0310, nº da conta: 061193580-7, em nome da Sociedade de Auxílio à Maternidade e à Infância (Sami).