Pelo menos 18 mil alunos retornam às atividades a partir de hoje nas escolas estaduais de Passo Fundo. Entre os municípios da região de abrangência da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), são mais de 39 mil alunos que serão recebidos por 3.506 professores. A previsão é que os estudantes terminem o ano letivo em 19 de dezembro e tenham recesso de inverno entre 19 de julho e 3 de agosto. Para o período da Copa do Mundo, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) ressalta que, caso seja decretado ponto facultativo ou feriado, as escolas deverão organizar o calendário prevendo a recuperação do dia letivo e da carga horária.
Nesta quinta-feira (20), foi realizada em Porto Alegre, com transmissão simultânea para todas as Coordenadorias Regionais de Educação, a Conferência de Abertura do Ano Letivo de 2014. O evento, com palestras e debates, tem como objetivo promover espaço de formação para gestores, professores e servidores da rede para difusão de ideias e práticas que busquem uma educação de qualidade.
“Vivemos um momento de retomada de todas as frentes que articulam os fatores que produzem o ensino de qualidade. Equipes diretivas, supervisores e professores são agentes de mudança, num momento em que a escola exige outra função social: contribuir para que os estudantes possam construir novas concepções de mundo a partir da informação”, afirma o secretário estadual de Educação, José Clóvis de Azevedo.
Escola Aberta: três escolas credenciadas na região
O Programa Escola Aberta, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), é realizado em mais de cem escolas, que abrem suas portas durante os finais de semana para que a comunidade possa utilizar o espaço com atividades culturais e esportivas. Durante todo ano, no período letivo, as portas da escola abrem no sábado e domingo, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Na região, as escolas que integram o projeto são:
E. E. E. F. Irmã Maria Margarida – Passo Fundo
E. E. E. F. Bandeirantes – Sertão
E. E. E. M. Raimundo Corrêa – Ernestina
Na rede municipal, retorno é para ensino fundamental
Os mais de 10 mil alunos matriculados no ensino fundamental da rede municipal de educação também retornam nesta segunda-feira (24). A abertura do ano letivo, com a participação de professores e equipes diretivas, aconteceu na última quinta-feira (20) em cerimônia em que o prefeito anunciou a instalação de aparelhos de ar condicionado em todas as salas de aulas.
Na oportunidade, o prefeito fez um balanço das ações realizadas em prol da educação no ano de 2013 e projetos para 2014, como melhorias na infraestrutura de escolas, cheque livro aos professores, novas escolas, em construção e projeto, uniforme escolar com coleção de verão e inverno (11 peças) para os mais de 15 mil alunos da rede e a chamada de novos professores para suprir a demanda das escolas.
O Secretário de Educação Edemílson Brandão, falou aos professores e diretores presentes na abertura do ano letivo, que o Brasil está atravessando o melhor momento na educação. “A educação está sendo vista de fato, como prioridade nacional, e principalmente em nosso município. No entanto, é preciso destacar que, além dos investimentos em infraestrutura, é importante que os professores se sintam protagonistas deste processo”, avaliou.
Antes do início do ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação organiza um calendário com as datas que são fixas, tais como o primeiro dia de aula, o cálculo para o recesso de final de ano e o período de formação dos professores, tendo como foco os 200 dias mínimos obrigatórios de aulas e as 800 horas/aula. A partir de agora, este calendário é apresentado aos pais, que serão chamados para apreciar e dar sugestões ao calendário escolar.
Para o ano de 2014, a formação dos professores foi marcada para o período de férias dos alunos no meio do ano. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a formação continuada ficou concentrada no mês de julho tanto para educação infantil como para ensino fundamental. Portanto, o período de férias dos alunos será de duas semanas, sendo que em uma dessas semanas será a formação dos professores.