OPINIÃO

O contraponto da ALL

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Reproduzo  o contraponto da América Latina Logística acerca da coluna publicada na edição de 27 de janeiro com o título “Não... e ponto”.

Prezado Neivo,

Com relação à notícia intitulada “Não... e ponto”, publicada em sua coluna do dia 27 de janeiro do jornal O Nacional, a ALL esclarece que:

- O trecho ferroviário Passo Fundo-Marcelino Ramos aguarda licenciamento ambiental dos órgãos competentes para seu funcionamento. A empresa recebeu, em setembro de 2012, ofício do IBAMA (n° 450/2012/COTRA/CGTMO/DILIC/IBAMA), o qual solicitava informações sobre as obras necessárias, sobre passagens de nível (PN’s) e sobre necessidade de supressão da vegetação para definição dos procedimentos necessários para o licenciamento ambiental na região. Em outubro daquele ano, a empresa encaminhou carta para o órgão contendo as informações solicitadas. Igualmente, contatou consultoria especializada para realizar os estudos, que foram concluídos e protocolados em nova carta (ALL 689/GMA/2013) endereçada ao IBAMA, o qual aguarda análise do mesmo.

I I

E prossegue:

- A ALL também informa que este trecho ferroviário corta a Reserva Indígena Mato Preto, localizada na Região Norte do Estado. Deste modo, foi encaminhada pela empresa à FUNAI uma caracterização preliminar para subsidiar a emissão de termo de referência, documento que estabelece as diretrizes para o estudo etnoambiental, o qual a concessionária também aguarda retorno.

I I I

Em relação aos tramites da concessionária junto ao IBAMA, fica evidente a morosidade do órgão público. Se tivesse mantido a operação no trecho Passo Fundo-Marcelino Ramos, mesmo com reduzida frequência, e ainda a manutenção da ferrovia e suas estações, os problemas não teriam se acumulado. O segundo ponto, em que o trecho ferroviário corta a Reserva Indígena Mato Preto, é intrigante. Acontece que a Reserva Indígena Mato Preto ainda não existe de fato. Apenas foi publicada portaria do Ministério da Justiça. Os índios guarani estão sim instalados precariamente próximo ao viaduto da RS-135 da ALL, mas a área reivindicada pertence as mais de 350 famílias de pequenos agricultores.

Curtas:

# Na sessão ordinária da Câmara de Getúlio Vargas foram apresentadas quatro solicitações de obras ao governo Prezzotto/Soligo.

# O vereador Dinarte Farias (PP) solicitou informações sobre a coleta seletiva de lixo, lembrando que o assunto já foi discutido em audiências públicas.

# Já o vereador Pastor Domingo (PP), quer a reforma da pinguela existente em frente à barragem da Corsa, que dá acesso a Linha Ribeiro.

# Os oposicionistas Elton Andretta e Jeferson Karpinski, ambos do PMDB, solicitam a reforma do ponto de táxi da Praça Flores da Cunha, e a instalação de um redutor de velocidade na Rua Luiz Bellé, no bairro Santa Catarina, respectivamente.

# Desportistas de Getúlio Vargas e região passam a contar com o Centro Esportivo Alto Uruguai, inaugurado na manhã de sábado (22).

# O moderno ginásio, com grama sintética para prática de futebol sete, está localizado na Av. Severiano de Almeida, no centro da cidade.

# O espaço é dotado também de modernas instalações, um mezanino para festas com churrasqueira e bar.

# As obras foram realizadas em pouco menos de um ano e o investimento é do empresário Ademar Levinski.

# Outro empreendimento esta localizado na cidade de Estação, onde a Cooperativa Santa Clara irá inaugurar em breve um supermercado.

# As obras do antigo Super Cotrigo, adquirido pela cooperativa que tem sua sede na cidade de Carlos Barbosa, estão em fase de conclusão.

# Nesta semana passada a Santa Clara publicou na imprensa um anúncio de seleção de colaboradores para diversas funções.

Dito & Feito:

O prefeito de Sertão retornou com todo o fôlego das férias. Em recente viagem a Porto Alegre, o prefeito Marcelo D’Agostini (PP) solicitou junto a Secretaria de Segurança Pública o aumento do efetivo e mais uma viatura para o policiamento urbano e rural. Na EGR, pediu o recapeamento asfáltico no Distrito Eng. Luiz Englert, a construção de uma parada de ônibus na RS-135, e a transferência do pardal a rodovia para um local próximo ao Posto Asa Branca. Na segunda-feira (17), recebeu a informação que o deputado federal Vilson Covatti (PP), solicitou através de Emenda, R$ 300 mil para ampliação e melhoramentos no Hospital São José.

 

Gostou? Compartilhe