A turma da 4ª série da Escola Estadual Adelino Simões Pereira, localizada no bairro Nonoai, está sem aula desde segunda-feira (24), quando iniciou o ano letivo nas escolas estaduais. Pais de alunos procuraram a 7ª Coordenadoria Regional de Educação (7ª CRE), na tarde de ontem (27), para reivindicar um professor para os 25 estudantes da turma. A direção da escola informou que o pedido foi feito para a 7ª CRE ainda no início de janeiro.
Os primeiros dias de volta às aulas de Júlia Dionissa, 9 anos, foram frustrantes. “É bem chato ir pra escola, ver todo mundo na aula e ter que voltar pra casa porque não tem professor”, declarou a aluna da 4ª série. Uma comissão formada por cinco pais de alunos foi até a 7ª CRE. A mãe da Júlia, Marli Dionissa, estava indignada com a situação. “Todos os dias ela está voltando pra casa porque não tem professor. Estou aqui para que esta situação seja resolvida o quanto antes”, declarou Marli.
Os pais temem algum prejuízo para a educação dos filhos. “Até quando eles ficarão sem aula. Os materiais da listinha já estão lá e cadê o professor? Vai acumular matérias e prejudicar a educação”, salientou a mãe, Renata de Freitas Miranda.
O diretor da escola, Rubem Nicolau Luft, informou que o pedido foi feito à 7ª CRE ainda em janeiro. A Coordenadoria de Educação disse ao diretor que o professor chegaria nesta sexta-feira. Já para a reportagem, a chefe do RH, Alcione Dagostini Annes, informou que o novo professor deveria iniciar as atividades apenas na próxima quarta-feira (05). “Uma professora de Tapejara foi nomeada para assumir esta vaga em Passo Fundo, mas como ela reside naquele município, achamos por bem que ela ficasse dando aula em Tapejara, devido ao deslocamento. Porto Alegre informou que já está liberando um professor e acredito que na próxima quarta-feira ele inicia as atividades na escola”, disse a chefe do RH da 7ª CRE. Alcione revelou que neste início de ano letivo foram registrados três casos de falta de professores em Passo Fundo e que a situação já está sendo resolvida.