Imagem do dia
A Imagem do Dia, sem dúvida, foi captada ontem pelo jornalista Gerson Lopes quando passava pela Capitão Eleutério e se deparou com uma cena nada habitual: uma senhora de 73 anos limpava a o mato crescido entre o cordão da calçada e a rua. Uma atitude que, para ela, é mais do que normal. Simples, o mato crescido em via pública precisava ser limpo e assim ela o fez, pois está acostumada a limpar a rua onde mora, na Vila Annes. Ela não quer holofotes, não quer se transformar em heroína e pediu para não ser identificada, não fez discurso político e, sequer, posou para a foto. Até às 18h de ontem, o resultado do singelo gesto gerou mais de 150 compartilhamentos do post no perfil de O Nacional no Facebook e outra centena de comentários. Mas, antes de qualquer coisa, foi um tapa de luva em nossas carinhas (estou devidamente incluída). Que lição! Quando eu crescer, quero ser como a senhora.
Diferenças
O presidente do PT municipal Neri Gomes acredita que as eventuais diferenças que possa existir nas disputas estadual e nacional com partidos aliados não inviabilizam a unidade que o PT pretende nas duas esferas com os aliados. Neri refere-se ao fato de que o PMDB, PDT e PP que são aliados do governo federal , não estarão no mesmo palanque para o governo do Estado. "Alguns assumirão a campanha nacional e outros a estadual. Apresentaremos um projeto para mudar ainda mais o RS e o Brasil e estas questões estão acima das divergências locais", disse.
Reviravolta
O que parecia impossível aconteceu ontem, mesmo sob protestos do presidente do STF, Joaquim Barbosa. Por seis votos a cinco, o Supremo absolveu oito condenados por formação de quadrilha. De acordo com o entendimento da maioria, os réus ligados aos núcleos financeiro e político não formaram uma quadrilha para cometer crimes. Disse Barbosa: “Esta é uma tarde triste para o Supremo Tribunal Federal, porque, com argumentos pífios, foi reformada, foi jogada por terra, extirpada do mundo jurídico, uma decisão plenária sólida, extremamente bem fundamentada, que foi aquela tomada por este plenário no segundo semestre de 2012
Mudanças
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou ontem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 48/2012) da senadora Ana Amélia, PP, que determina o afastamento do presidente da República, governador e prefeito que decidirem disputar um novo mandato no cargo. A ideia é trazer mais igualdade de condições no processo eleitoral. A PEC deve passar por duas votações em plenário e pode não valer para o processo eleitoral deste ano.
Ele vai
Mateus Wesp confirma disposição em disputar a eleição para deputado federal pelo PP. Se necessário, disse ele à colunista, disputará a indicação no diretório municipal. O que não deve ser, pois Wesp demonstrou ter potencial e bom desempenho eleitoral. É jovem, representa uma nova perspectiva para política e esta precisa urgentemente ser arejada. Quem venham as novas lideranças.