Pentacampeã! A escola Bambas da Orgia conquistou na tarde desta terça-feira o título do Carnaval 2014. A apuração aconteceu na tarde de hoje, na Av. Sete de Setembro. A beleza dos carros alegóricos e das fantasias foram alguns dos quesitos que mais chamaram a atenção no desfile da verde e rosa. A Bambas da Orgia foi a quarta escola a desfilar e levou para a passarela do samba o tema enredo “Negra Njinga Rainha Ngola Símbolo de uma Raça!”. A história da rainha Njinga ou simplesmente Ginga, que lutou contra o domínio de Portugal em Angola e contra o comércio de escravos, contagiou o público.
Premiação
Os destaques no desfile foram premiados após o encerramento da apuração dos votos. A campeã Bambas da Orgia foi a melhor nos quesitos comissão de frente, mestre-sala e porta bandeira, enredo, alegorias e evolução, dividindo o prêmio de melhor samba enredo com a Acadêmicos da Cohab I. A Cohab I foi escolhida pelos jurados a melhor na bateria e no quesito fantasia.
1º Lugar - Bambas da Orgia - 157,7 pontos
2º Lugar - Acadêmicos da Cohab I - 152,1 pontos
3º Lugar - Unidos da Operária - 145,7 pontos
4º Lugar - Pandeiro de Prata - 137,6 pontos
* União da Vila e Acadêmicos do Chalaça foram desclassificadas e disputam o Grupo de Acesso em 2015.
Rebaixamento
As escolas União da Vila e Acadêmicos do Chalaça foram rebaixadas para o grupo de acesso, por descumprimento do regimento. A União levou para avenida dois carros alegóricos, quando, o mínimo são três. Além disso a escola teve um atraso superior a 30 minutos. O atraso em começar o desfile também tirou a Chalaça da disputa pelo título. De acordo com o regulamento, o tempo máximo que uma escola pode atrasar é 50% o tempo do desfile. Este ano, a duração é de 50 minutos, ou seja, atraso maior que 25 minutos não são permitidos, resultando na punição da escola.
A Pandeiro de Prata também teve a menor nota entre as escolas e também fará parte do grupo de acesso no ano que vem.