Iniciou nesta segunda-feira (10) a vacinação contra o HPV em meninas de 11 a 13 anos de idade. A imunização está sendo aplicada pela Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde nas escolas municipais, estaduais e particulares de Passo Fundo, até o dia 10 de abril.
O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), ampliou o Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina quadrivalente contra o papilomavírus humano (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina HPV é indicada para a imunização ativa contra os genótipos de baixo risco HPV 6 e 11 e de alto risco HPV 16 e 18.
“Esta vacinação procura minimizar a possibilidade de contaminação pelo vírus que pode levar as mulheres a terem Câncer de Colo Uterino. Ou
seja, é uma ação de promoção da saúde que beneficiará a futura mulher por toda a vida, evitando um dos cânceres mais frequentes na população feminina”, explicou o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho.
A meta é que sejam vacinadas 4.438 meninas residentes em Passo Fundo. A vacinação consiste na administração de três doses: a primeira neste mês de março; a administração da segunda dose no mês de setembro; e a terceira no mês de março, cinco anos após a primeira dose.
As adolescentes já imunizadas não serão revacinadas e devem apresentar a carteira de vacinação. Gestantes não devem fazer a vacina e se a menina engravidar após o início do esquema vacinal, as doses subsequentes deverão ser adiadas até o período pós-parto.
Inicia vacinação contra HPV nas escolas
· 1 min de leitura