Extraordinário
Nos quase nove minutos de discurso que fez na abertura da Expodireto Cotrijal, o vice-presidente da República Michel Temer, usou, pelo menos, seis vezes a palavra extraordinária. “Desobedecendo o nome da cidade que é Não-Me-Toque, confesso que fui tocado pelo evento extraordinário. É uma pujança extraordinária. Eu volto para Brasília com a alma incendiada com o progresso do país. O Brasil coopera extraordinariamente para o desenvolvimento do nosso país e de todos os países do mundo.” Temer fez um discurso político que valorizou as ações do governo para os municípios. Não fez qualquer tipo de anuncio, frustrando as expectativas. Assegurou, no entanto, que o governo prioriza os recursos para a agricultura.
Manifesto
Pouco antes de chegar ao centro de eventos da Cotrijal, agricultores ensaiaram um protesto contra a demarcação de terras indígenas. Foram retirados pelo esquema de segurança que envolveu agentes da Polícia Federal. O esquema de segurança interno do centro de eventos também foi rigoroso e até as emissoras de rádio e TV que estavam com equipamentos instalados no local passaram por uma revista pente fino. Esquema presidencial.
Precário
A falta de sinal para Internet continua sendo um problemão para os profissionais de comunicação na Expodireto Cotrijal, de Não-Me-Toque. Difícil fazer atualizações de sites e redes sociais. Com toda a tecnologia disponível e por ser uma feira de negócios internacionais, a comunicação via rede deve ser priorizada. As operadoras que se habilitem com mais competência.
Decisão
“Sou velho, mas não sou velhaco”. A frase é de Ulisses Guimarães e foi repetida pelo senador Pedro Simon, no sábado, em Passo Fundo, depois de questionado sobre o futuro político. Simon tem 60 anos de vida pública ininterrupta. Aos 82 anos e uma saúde de ferro capaz de fazê-lo andar pelo Rio Grande e cumprir a maratona semanal Brasília-POA, Simon não quer se aposentar. Está esperando que o partido decida se ele será novamente candidato ao Senado ou não. “Vou aceitar qualquer que seja a decisão”. No sábado, Simon recebeu homenagens em Tapejara e Passo Fundo.
Clone
O deputado federal Beto Albuquerque vai contar, mais do que nunca, com o apoio dos partidários e da militância socialista para buscar a reeleição à Câmara dos Deputados. Será um grande desafio e, ao mesmo tempo, trabalho triplicado: vai coordenar a campanha de Eduardo Campos à presidência, manterá atividade no Congresso como parlamentar e, ainda, terá que percorrer o Estado em busca de voto para a própria reeleição.