A indústria de implementos agrícolas Stara decidiu apostar na popularização do clipe O Imperador, que mostra o pulverizador de mesmo nome, levando para a Expodireto Cotrijal a coreografia que garantiu ao vídeo mais de 1,5 milhão de visualizações no YouTube. A dança é apresentada ao público nove vezes ao dia, em horas cheias, por um coreógrafo e duas bailarinas. Depois de encenar parte do clipe, o coreógrafo convida o público para dançar no palco em troca de brindes. A estratégia da Stara virou atração no primeiro dia de feira e até o governador Tarso Genro se tendeu a coreografia, encenando alguns passos, ao lado do presidente da empresa Gilson Trennepohl.
Interação e interatividade
O público que se forma em uma das esquinas do Parque de Exposição da Cotrijal ainda pode participar da promoção face click, em que ele veste um manto, usa uma coroa e senta em uma cadeira vermelha fazendo se passar por Imperador. Ao lado das dançarinas é feita uma foto que vai direto para a Fanpage da Stara. A imagem que receber o maior número de curtidas será a vencedora da promoção e levará um Iphone.
Marketing de criatividade
O diretor da Forza Comunicação Oscar Mafessoni, explica que este tipo de mídia é uma estratégia criada diante da profissionalização do setor, especialmente do próprio agricultor, que hoje é chamado de empresário rural. “Hoje o empresário rural está mais informado e busca alternativas mais rentáveis. Antes de produzir, ele já está calculando seu gasto, quer economizar e quer garantia de quanto vai ganhar em produtividade. Por isso, as ações de marketing estão se inovando para responder estas perguntas, através de ferramentas promocionais que mostrem os diferenciais do seu produto e oferecendo um suporte que garanta resultados”, afirma.
Outra mudança significativa é a ampliação de fornecedores no segmento. “Historicamente a concorrência era menor, com poucos fornecedores, mas com muita demanda. Nesta época, as empresas do setor eram muito fechadas, apenas se comunicavam com agrônomos e seus clientes sobre as informações e recomendações técnicas de seus produtos. Hoje, mesmo com uma demanda aquecida, há uma variedade muito grande de marcas. Desta forma, a cadeia de suprimentos está adequando o marketing para competir, criando ações que diferenciem seus produtos, buscando mostrar para o cliente uma inovação, uma certeza de informação e, com isso, ganhar confiança na sua marca”, destaca.
Já o diretor de criação da Gallo Multiagência, Hique Barbosa, acha que neste ramo de atuação, as ações de marketing precisam fidelizar o cliente. “Com um cliente mais informado, é preciso conquistá-lo através de argumentos, vendendo o beneficio e isso não se faz somente através de uma sensação de mídia. É necessário um trabalho constante e direto com o público alvo”, destaca o publicitário. Ele também afirma que as empresas também têm investido na manutenção do cliente para efetivar vendas em longo prazo. “O ideal é trabalhar uma cultivar com um dia de campo, apresentando os argumentos técnicos. Depois se continua com treinamento e informações complementares para continuar vendendo”, explica.
O Imperador
O clipe O Imperador virou febre na Internet desde dezembro do ano passado. Elaborado pela equipe interna de marketing para ser mostrado apenas a colaboradores e clientes, foi parar no YouTube a pedido de alguns compradores. A empresa esperava ter apenas 15 mil acessos e chegou a 500 mil em dois dias. O vídeo foi produzido com a participação de um vendedor da empresa que faz o papel de um agricultor que ao comprar o pulverizador O Imperador passa a chamar a atenção de moças da cidade de Não-Me-Toque. A partir daí se dá início a uma coreografia que tem como foco mostrar que a máquina tem firmeza nos braços, mas mexe bem o solo. O pulverizador O Imperador, é o primeiro e único autopropelido do mundo com barras centrais.