Há um mês o município não registra novos focos do mosquito da dengue, o aedes aegypti. Mesmo assim as equipes de agentes da dengue permanecem visitando os imóveis com o objetivo de atingir o índice de 100%. Embora novos focos não tenham sido registrados é imprescindível que a comunidade continue eliminando reservatórios de água que possam se tornar criatórios para o mosquito.
De acordo com o supervisor de equipes de agentes da dengue Luiz Henrique Goulart neste ano foram registrados 21 focos do mosquito no município. O último deles foi confirmado no dia 13 de fevereiro no Bairro Jaboticabal onde foram encontradas larvas. Os últimos exemplares de mosquitos adultos foram identificados no dia 12 de fevereiro no Bairro Vera Cruz. Segundo Goulart um dos motivos que pode ter colaborado é a conscientização da população que está evitando deixar água acumulada.
Os agentes seguem com o trabalho intenso de visitação de imóveis com o objetivo de atingir todos eles para verificar possíveis depósitos de água e para orientar os moradores sobre os cuidados que devem ser tomados. “Muitos moradores encontram mosquitos que pensam ser da dengue e nos informam. Na medida do possível recolhemos os insetos para fazer a análise”, complementa. Além da visitação aos imóveis há no município 235 pontos estratégicos que são visitados quinzenalmente para verificar se o mosquito está circulando pela cidade.
Vale lembrar
Confira as principais dicas para evitar a proliferação do mosquito da dengue:
Mantenha a tampa da caixa d’água sempre fechada. Se houver alguma rachadura, troque a caixa.
Remova folhas das calhas, bem como tudo que possa impedir a água de correr.
Não deixe água acumular em lajes e varandas.
Lave com água e sabão locais de acumulo de água, como cisternas e piscinas.
Trate com cloro a água das piscinas. As que estiverem fora de uso devem ser cobertas com lona para não servirem de criadouros.
Jogue fora os pratinhos sob os vasos de planta.
Não acumule pneus em casa. Acondicione bem o lixo, especialmente garrafas e latinhas, e mantenha a lixeira fechada.