Em uma decisão tomada na última sexta-feira (14), em assembleia geral em Porto Alegre, os professores da rede estadual decidiram participar da greve nacional que acontece nos dias 17, 18 e 19 de março. O objetivo é cobrar do governo a implementação do piso nacional e a criação do piso para funcionários, além de cobrar os planos de carreira.
Em Passo Fundo, hoje (17), a partir das 9h30, acontece uma atividade em frente à escola Fagundes dos Reis que segundo Norma Machado, presidente do 7º Núcleo do Cpers/Sindicato é uma das escolas que irá parar suas atividades durante esses dias. À tarde, uma reunião será feita para decidir que atividade será desenvolvida na terça-feira (18). Já na quarta (19), um ato estadual está marcado em Porto Alegre com concentração em frente ao Sindicato dos Professores e uma caminhada até o Palácio Piratini.
De acordo com Norma, algumas escolas de Passo Fundo já anunciaram que devem parar, mas outras não se manifestaram ou pretendem manter suas atividades. Ela lembra que o debate será posto de qualquer forma e que a decisão não for por uma greve com tempo indeterminado, mas sim, apenas os três dias de paralisação que coincidem com os dias da greve nacional.
Orientação da Seduc
A Secretaria de Estado da Educação, a Seduc, vem orientando os pais e responsáveis a levarem seus filhos às escolas mesmo com o anúncio de paralisação dos professores. De acordo com a secretária adjunta, Maria Eulalia Nascimento, a divisão ocorrida na votação da assembleia do Cpers/Sindicato, nesta sexta-feira (14), bem como a quantidade de participantes, podem indicar que a adesão não será expressiva. Os professores decidiram aderir à paralisação nacional marcada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) nos dias 17,18 e 19 de março.
As orientações da Seduc às equipes diretivas das escolas são de mantê-las abertas, garantir o acesso de alunos e professores que queiram trabalhar e, em caso de paralisação, recuperar os dias e as horas letivas que serão perdidos, mediante reorganização do calendário escolar.